O time cadete feminino do NHC, que tem parceria com o Guarani: projeto aposta na base (Divulgação)
Depois de alcançar resultados expressivos em competições regionais e estaduais, o Novo Handebol Campinas (NHC) SAB-Guarani FC está a caminho de participar do primeiro campeonato internacional de sua história. A equipe foi selecionada pela Liga de Handebol do Estado de São Paulo (LHESP) para representar o Brasil no Medellin Handball Cup, tradicional torneio de base que reúne equipes de vários países da América Latina. As disputas acontecem de 15 a 22 de dezembro na cidade colombiana de Medellín.
O NHC será representado pelas equipes infantil feminina (sub-14) e cadete masculina e feminina (sub-16), que integram uma delegação de 30 atletas, além de quatro membros da comissão técnica. E o maior desafio para participar do torneio está fora das quadras. A equipe busca levantar recursos para poder estar presente na competição. Além de promover pedágios nos arredores do Brinco de Ouro, rifas e vendas, o NHC conta com o apoio do ídolo bugrino Amoroso, que nas redes sociais pediu contribuição ao projeto.
A vaquinha virtual pode ser acessada clicando aqui.
“Assim que anunciamos às nossas equipes o convite para a participação no torneio em Medellín, a empolgação foi geral, mas esporte amador no Brasil ainda precisa lidar com essas questões da falta de recursos”, diz o coordenador Milton Dias Fonseca Junior, acrescentando que o time já tem boa parcela do montante para as passagens, restando ainda cobrir outros custos, como kit de uniforme, alojamento, transporte e inscrição para o campeonato. “Fora as passagens, precisamos levantar cerca de R$ 80 mil”, contabiliza Fonseca Junior.
O NHC foi selecionado para disputar o torneio em razão do seu bom desempenho nas competições da LHESP, que é a entidade credenciada junto à Escola Corozonista da Colômbia, organizadora do evento, para escolher os representantes brasileiros. Os resultados do time foram enviados à bancada examinadora do International Corozonista Tournament for Youth para análise. A aprovação aconteceu no último dia 19 de agosto, segundo o coordenador do time campineiro. “O evento é um verdadeiro encontro de culturas, 12 equipes de cada categoria de toda a América se reúnem e trocam experiências que poderão trazer muito conhecimento”, comenta Fonseca Junior.
Entre os destaques da equipe de Campinas que irão para a Colômbia estão Luara Cardoso, eleita a melhor meia-esquerda da LHESP e artilheira do Estadual da categoria cadete com 72 gols, e Esther Helena, melhor goleira da competição infantil.
HISTÓRIA
Projeto ligado à Sociedade Amigos de Bairros (SAB) do Jardim Eulina, o NHC iniciou as atividades há seis anos na Praça de Esportes Carlos Grimaldi, no Parque Industrial. Em janeiro de 2024, foi fechada uma parceria com o Guarani, que fornece o espaço e empresta sua marca à equipe. Com apoio do Fundo de Investimento Esportivo de Campinas (FIEC), o projeto hoje conta com 354 atletas de 7 anos até a idade adulta.
“Desde que estabelecemos a parceria com o Guarani, houve um aumento de 40% no número de participantes em nossas equipes”, contabiliza Fonseca Júnior, que celebra o melhor momento do projeto na atualidade. “Estamos com todas as equipes nas fases finais da Liga de Handebol do Estado de São Paulo e da Liga de Handebol do Interior, e também na fase regional da Copa São Paulo de Handebol Cadete Masculina, realizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo”, afirmou o coordenador na semana retrasada.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram