Maratonista de Campinas realiza sonho ao lado dos filhos em Nova York (Divulgação)
Entre aqueles que conseguiram realizar seu sonho em 2022 está a ex-empresária Marilisa Butori Lopes de Faria. Atleta amadora de Campinas, ela planejava há anos correr a Maratona de Nova York ao lado dos filhos. E no último dia 6 de novembro o projeto virou realidade. Em sua oitava participação na prova, a maratonista de 62 anos pela primeira vez teve a companhia da família pelas ruas nova-iorquinas, especificamente dos filhos Gabriel, Felipe e Júlia, de 37, 36 e 31 anos, respectivamente.
“Foi uma emoção enorme. Dois dias antes da prova, participamos do desfile das delegações dos países presentes. Eu segurei a placar com o nome do Brasil e meu filho, a bandeira. No Central Park, na hora da entrada na avenida, entrou na nossa frente um grupo de brasileiros que mora em Nova York tocando uma bateria, o que deu mais emoção. Uma blogueira nos entrevistou, recebi mensagens de amigos do Brasil. Chorei muito”, conta.
Maré, como é chamada, só lamentou a temperatura alta no momento da corrida, o que não permitiu a ela realizar o percurso no tempo desejado. “Estava 20 graus, mas a umidade alta é que fez a diferença. Nunca peguei um clima assim na maratona de Nova York”, conta. O percurso de 42,196km, ela fez em 5h15min, sendo que sua melhor marca na prova é de 3h48min. “Não foi um tempo bom, mas conseguimos cruzar a linha de chegada inteiros, enquanto houve até casos de atletas profissionais que passaram mal.”
O começo
A relação de Maré com a Maratona de Nova York começou a ser costurada há mais de 30 anos, quando ela leu uma reportagem da revista “Boa Forma”. “A matéria falava a respeito da emoção de uma corredora em fazer aquele percurso com o pai”, lembra. “Me emocionei ao ler e decidi que iria participar do evento. Muitos me chamaram de louca, pois eu só corria distâncias curtas na época e também tinha muitas outras atividades profissionais e pessoais. Mas me dediquei, treinei e até arrastei um grupo comigo para os Estados Unidos.”
A estreia em uma das seis maiores maratonas do mundo foi em 1992 e, a partir de então, a atleta se tornou presença frequente no evento. Incluindo também presenças em provas de Paris, Lisboa e no Brasil, Mari já participou de 15 maratonas.
Futuro
Agora, inspirada no médico Drauzio Varella, que aos 79 anos de idade completou o percurso das seis maiores maratonas do mundo, Maré sonha em seguir o mesmo caminho. A motivação também parte dos filhos, que já garantiram a inscrição para a Maratona de Berlim em setembro de 2023, o que fez a mãe ganhar fôlego para ir junto, depois de pensar em “encerrar a carreira”.
“Meus filhos entraram no sorteio das inscrições e foram sorteados. Eu não quis entrar, porque achei que já ia encerrar a carreira, mas eles indo, irei também”, diz Maré. Com o incentivo da família, surgiu a ideia de não parar em Berlim e completar, até 2027, as cinco maratonas que lhe restam para atingir a marca da Drauzio. “Só corri a de Nova York até agora. Falta a de Berlim, Chicago, Londres, Tóquio e Boston. A ideia é correr uma por ano.”