O atacante Airton completou 200 jogos como profissional na vitória contra o Brusque e ajudou o ataque bugrino com a sua velocidade (Raphael Silvestre/Guarani FC)
Depois de 77 dias, o Guarani, enfim, voltou a comemorar uma vitória. Com gol de Matheus Bueno, o Bugre derrotou o Brusque por 1 a 0, ontem à tarde, no Brinco de Ouro, e encerrou o jejum de 13 partidas na Série B. A última vitória da equipe no campeonato havia acontecido no dia 11 de maio, quando superou o Botafogo- SP, em casa, pela 4ª rodada, por 2 a 0. Depois, a série apontou oito derrotas e cinco empates.
Com o triunfo, o Guarani chegou aos 11 pontos e encerrará a 18ª rodada ainda na lanterna. No entanto, ganha fôlego e confiança para tentar sair da zona de rebaixamento com o segundo turno inteiro pela frente. “Agora é pensar em ganhar e ganhar para sairmos o mais rápido possível dessa situação”, disse Matheus Bueno depois do jogo.
O auxiliar técnico Marcelo Cordeiro comandou o Guarani ontem de forma interina, e agora Allan Aal assume o cargo. Contratado para substituir o demitido Pintado e ser o quinto treinador bugrino na temporada, Aal assistiu ao jogo no Brinco e ainda será oficializado pelo clube. “Vamos ter uma semana inteira para trabalhar, o que favorece para ele implantar o seu estilo”, disse o atacante Caio Dantas em referência ao novo comandante. O Bugre encerra sua participação no primeiro turno na terça-feira da semana que vem, quando visita o Ceará, em Fortaleza, às 21h.
O Guarani teve grande atuação ontem, empilhou chances de gol e poderia ter goleado. Nenhuma vez foi ameaçado pelo Brusque, que também ocupa a zona de rebaixamento, mas estava invicto há oito partidas.
No primeiro tempo, o Guarani teve pelo menos cinco chances claras. Acertou uma finalização na trave e outra no travessão. Airton, que completou 200 jogos como profissional, comandava as ações em jogadas de velocidade pela direita. O goleiro Matheus Nogueira, do Brusque, fazia a diferença.
O Guarani chegou com perigo logo no primeiro minuto de jogo. Airton fez o cruzamento para João Victor finalizar. A bola desviou no goleiro e saiu.
O arqueiro adversário também salvou os visitantes em chute de Luan Dias e cabeçada de Caio Dantas. As duas finalizações aconteceram após cruzamentos de Airton, que também quase marcou ao acertar arremate no travessão. Antes, em rápida jogada de contra-ataque, João Victor já havia acertado a trave esquerda. Antes do fim do primeiro tempo, o mesmo João Victor chutou com perigo por cima do gol.
Logo aos 3 do segundo tempo, o Guarani marcou o seu gol. Em jogada pela direita, Luan Dias fez o cruzamento e Matheus Bueno, de cabeça, escorou no canto esquerdo. Na sequência, o goleiro do Brusque voltou a trabalhar com duas grandes defesas em chutes de Caio Dantas e Airton.
A partir da metade da etapa, o Brusque avançou suas linhas na busca do empate, mas tinha dificuldades na criação. O Guarani, por sua vez, se preocupou mais com a parte defensiva. Na reta final, em contraataque, o atacante Reinaldo teve a chance na frente do goleiro para ampliar, mas chutou para fora.
FICHA DO JOGO
GUARANI 1 X 0 BRUSQUE
GUARANI: Vladimir; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson; Gabriel Bispo (Lucas Araújo), Matheus Bueno (Anderson Leite) e Luan Dias; João Victor (Reinaldo), Caio Dantas (Daniel dos Anjos) e Airton (Marlon). Técnico: Marcelo Cordeiro (interino).
BRUSQUE: Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Cristovam (Éverton Alemão), Wallace, Ianson e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar (Luiz Henrique), Diego Mathias (Guilherme Queiroz) e Jhemerson (Dionísio); Paulinho Mocellim (Diego Tavares) e Dentinho. Técnico: Luizinho Vieira.
Gol: Matheus Bueno aos 3 do segundo tempo.
Público: 2.974.
Renda: R$ 24.950,00
Local: Brinco de Ouro.
Juiz: Thaillan Azevedo Gomes-AP.
Cartões amarelos: Gabriel Bispo, Alex Ruan, Matheus
Salustiano.