Bugre não vence há seis jogos e vem de três derrotas seguidas
O volante Matheus Bueno cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo (Raphael Silvestre/Guarani FC)
Depois de perder do Avaí por 3 a 2, na sexta-feira à noite, em Florianópolis, o Guarani já volta a campo amanhã. O adversário é o Ituano, às 19h, no Brinco de Ouro, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Sob o comando do técnico interino Marcelo Cordeiro, o Bugre tenta sair da lanterna e encerrar o jejum de seis jogos sem vitória. A sequência atual é de três derrotas.
O tropeço do Ituano por 5 a 3 diante do Paysandu, em Itu, no sábado, reforçou a importância do duelo de amanhã. Trata-se de um confronto direto dentro da zona de rebaixamento. A equipe rubronegra soma 6 pontos, dois a mais do que o Guarani. Assim, com uma vitória o time do Campinas ultrapassaria o adversário na tabela de classificação.
No Brinco de Ouro, a pressão por resultados aumenta a cada rodada, mas a boa atuação do time contra o Avaí serviu para renovar a confiança do grupo em busca da reação. A partida foi a primeira após a demissão de Júnior Rocha e marcou o retorno de Caio Dantas e Airton como titulares, depois de um período de recuperação médica e física. Os atacantes foram os autores dos gols do Guarani, que não marcava há três rodadas.
Em Florianópolis, depois de terminar o primeiro tempo com a vantagem de 2 a 1 no placar, o Guarani levou a virada no início da segunda etapa. O gol da vitória do Avaí foi anotado em cobrança de um pênalti. A decisão foi bastante contestada pelos bugrinos, após a revisão do árbitro de vídeo. Por outro lado, o Guarani também apresentou erros, principalmente nos lances que determinaram os dois primeiros gols do Avaí. Na intenção de reforçar os elogios ao grupo, Cordeiro não chegou a detalhar as falhas, mas reconheceu que elas existiram.
“Erramos, mas são falhas que fazem parte do jogo. Não vamos buscar culpados. Temos que elogiar o que esse grupo fez em campo”, disse o treinador logo após a partida na Ressacada. Internamente, no entanto, os erros individuais e de posicionamento, que são frequentes e estão comprometendo a equipe na competição, alertam a comissão técnica.
Depois de apostar em um time ofensivo em Florianópolis, com a escalação de um meia ofensivo e três atacantes, Cordeiro deve repetir a formação amanhã, mas terá desfalques. O volante Matheus Bueno e o atacante João Victor cumprem suspensão pela sequência de três cartões amarelos e podem ser substituídos por Lucas Araújo e Reinaldo, respectivamente. As dúvidas são Anderson Leite, Douglas Bacelar e Jefferson. O volante se machucou no jogo na Ressacada e precisou ser substituído no intervalo por Camacho. Já o zagueiro e o lateral-esquerdo, que não foram relacionados para a última partida, se recuperam de lesões. Desfalque na última rodada, cumprindo suspensão por ter sido expulso, o zagueiro Léo Santos está à disposição e pode entrar como titular na vaga de Pedro Henrique.
O Guarani só tem três vitórias em 2024 e uma delas foi exatamente contra o Ituano. Pela terceira rodada do Campeonato Paulista, a equipe de Campinas ganhou por 3 a 0 em Itu, com gols de Reinaldo (2) e Mayk. No Estadual, o Ituano foi rebaixado e o Guarani garantiu a permanência na elite na última rodada ao vencer o Red Bull Bragantino por 1 a 0, no Brinco. O outro triunfo bugrino na temporada foi pela quarta rodada da Série B, quando bateu o Botafogo de Ribeirão Preto, em casa, por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
GUARANI X ITUANO
GUARANI: Vladimir; Diogo Mateus, Léo Santos (Pedro Henrique), Lucas Adell e Heitor (Jefferson); Lucas Araújo, Camacho (Anderson Leite) e Bruno Oliveira; Reinaldo, Caio Dantas e Airton.
Técnico: Marcelo Cordeiro (interino).
ITUANO: Jeferson Paulino; Léo Duarte, Wálber, Claudinho e Eduardo Diniz; José Aldo, Miquéias e Yann Rolim; Leozinho, Thonny Anderson e Vinícius Paiva.
Técnico: Alberto Valentim.
Local: Brinco de Ouro.
Dia e horário: Amanhã, às 19h.
Juiz: Felipe Fernandes de Lima (MG).
Siga o perfil do Correio Popular em Campinas.