ESPORTE E LAZER

Criançada faz a sua olimpíada no Taquaral

OlimPIC levou diversão, aprendizado e descoberta entre os pequenos neste final de semana por meio do esporte

Esportes Já
10/06/2024 às 18:31.
Atualizado em 10/06/2024 às 18:31
Atividades foram direcionadas às crianças entre 3 e 10 anos (Manoel de Brito/PMC)

Atividades foram direcionadas às crianças entre 3 e 10 anos (Manoel de Brito/PMC)

Uma disputa diferente aconteceu ontem no espaço Afrânio Ferreira Júnior, antigo kartódromo, no Parque Taquaral. Crianças entre 3 e 10 anos de idade se dividiram na prática de diversas modalidades em uma ação de celebração do esporte. 

Chamado de OlimPIC, o evento voltado para os pequenos possibilitou diversão, aprendizado, descoberta e sociabilização entre aqueles que estão em fase de crescimento. O caráter não competitivo prevaleceu durante as atividades realizadas entre as 8h30 e 11h. 

O PIC é o Plano da Primeira Infância Campineira, que reúne uma série de políticas públicas voltadas ao bem-estar infantil, entre elas as ligadas às atividades físicas. A parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer deu origem à OlimPIC. 

“O objetivo é proporcionar às crianças um ambiente leve, divertido, inclusivo e acolhedor, com atividades esportivas abertas, priorizando o lúdico, distante de qualquer sentido competitivo”, afirma os organizadores.

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, pontua que o evento, além de proporcionar às crianças algumas horas de diversão e sociabilidade, atua também em outra área: “Tem caráter educativo também”, salienta. “A criançada começa a descobrir algumas modalidades, os movimentos, o prazer de praticar algum tipo de atividade física e, dependendo da faixa etária, começa a conhecer alguns esportes olímpicos, tendo alguma noção para acompanhar os Jogos de 2024”, disse, referindo-se à Olimpíada de Paris, que acontecerá entre 26 de julho a 11 de agosto. 

“O esporte na primeira infância é muito importante para o desenvolvimento físico e emocional das crianças pequenas”, resume a coordenadora de formação esportiva e professora da Secretaria de Esportes e Lazer, Renata Baronti. “Desenvolve coordenação motora, assim como as habilidades sociais, trata do respeito pelas diferenças e melhora o senso de organização e disciplina”, completou. 

“Estimulando o esporte, a gente está estimulando, não só a qualidade de vida física, mas também o desenvolvimento socioemocional da criança”, comentou o coordenador do PIC, Thiago Ferrari. “Ela aprende a lidar com as frustrações, superação, a interagir com as pessoas, criar vínculos, e isso é fundamental para o desenvolvimento e para o futuro delas.” 

O OlimPIC aconteceu pela primeira vez em Campinas em novembro do ano passado e agora, com a realização desta segunda edição, pode se consolidar na agenda esportiva do município. 

PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS

Além do desenvolvimento físico e emocional, o esporte na primeira infância também é importante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade, afirmam os profissionais de saúde. 

Hoje, no mundo, um em cada três adultos sofre com pressão alta, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) aponta que mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil. 

Essas doenças têm se tornado cada vez mais comuns entre crianças e jovens e estudos revelam que o sedentarismo causa prejuízo na atenção e até nos estudos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por