O Circuito de Corridas dos Distritos acontece em seis etapas a cada ano nas seguintes localidades: Campo Grande, Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Ouro Verde e Centro (Divulgação)
O calendário oficial das corridas de rua de Campinas em 2022 teve seu encerramento neste final de semana. A etapa Centro do Circuito de Corridas dos Distritos, realizada ontem, a partir do Largo do Rosário, foi a última prova do ano na cidade. Segundo a secretaria de Esportes e Lazer, foram no total 42 corridas de rua disputadas desde fevereiro, quando aconteceu a abertura do calendário.
O Circuito de Corridas dos Distritos foi um dos eventos esportivos de Campinas que retornaram em 2022 após dois anos de interrupção em função da pandemia do coronavírus. São seis etapas, cada uma disputada em um distrito da cidade e com percurso de 6km para corrida e a mesma distância para caminhada. Excepcionalmente neste ano, todas as provas aconteceram no segundo semestre: 17/7- Campo Grande, 14/8- Vila Padre Anchieta, 4/9- Barão Geraldo, 12/10 -Joaquim Egídio, 2/11- Ouro Verde e ontem- Centro. Em 2023, o circuito será aberto em maio. O número de participantes varia de 600 e 800 competidores.
O evento teve início em 2015 e seis edições já foram realizadas. Trata-se de uma boa alternativa para quem quer competir por um custo mais acessível. O valor da taxa de inscrição é a partir de 39,90, bem abaixo da média das demais corridas. Um outro atrativo é a descentralização das competições, o que abre a possibilidade de uma maior participação das pessoas residentes em locais mais afastados da região central.
“O Circuito nasceu para democratizar as corridas de rua de Campinas”, resume o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin. A opinião é compartilhada por Paulo Rosa Junior, proprietário da Proworld, que faz parceria com a Prefeitura na organização do evento. “É uma excelente alternativa para popularizar as corridas e promover os distritos.” Segundo Rosa Junior, o calendário do Circuito de Corridas dos Distritos para 2023 já está fechado: 14/5 - Campo Grande, 25/6 - Ouro Verde, 13/8 - Joaquim Egídio, 10/9 - Barão Geraldo, 15/10 - Pe Anchieta e 12/11 – Centro.
Demais corridas
Em função da pandemia, as corridas de rua voltaram de forma tímida em Campinas no início do ano. O calendário foi aberto em fevereiro com a Corrida SESP, dia 13, no Kartódromo, e a tradicional Corrida Seo Rosa, dia 20, no Gramado. De fevereiro a maio, a média foi de dois eventos por mês e a partir do meio do ano as competições voltaram com força. Das 42 realizadas em 2022, 35 aconteceram de junho a dezembro.
Para o ano que vem, além do Circuito de Corridas dos Distritos, também já está programada a Corre CCP para o dia 29 de janeiro. O evento tem como principal objetivo arrecadar fundos para as ações assistenciais da Casa da Criança Paralítica de Campinas. As inscrições já estão abertas no site inscrevafacil.com.br. Na mesma página, é possível fazer a inscrição para a Corrida da Lua Mandic, que está prevista para 4 de março.
“A ideia da Corrida da Lua foi resgatar a realização de provas noturnas após a Corrida de São Silvestre ser transferida para o período diurno”, diz Rosa Junior. Neste ano, a Corrida da Lua foi realizada no dia 9 de abril no Arautos da Paz.