BADMINTON

Clube Fonte São Paulo tem recorde de convocados para o sul-americano

Clube terá 14 representantes no torneio que acontece no Chile em dezembro

Esportes Já
11/11/2024 às 15:36.
Atualizado em 11/11/2024 às 15:36
Delegação da Fonte São Paulo em uma das etapas do campeonato nacional (Divulgação)

Delegação da Fonte São Paulo em uma das etapas do campeonato nacional (Divulgação)

O badminton da Fonte São Paulo teve 14 atletas convocados para representar o Brasil na disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontece de 4 a 12 de dezembro, em Santiago, no Chile. O número é o mais expressivo na história recente da modalidade no clube. "Sou o treinador da equipe desde 2010 e a média que levamos em competições internacionais é de 6 a 8 atletas. O máximo foram 10 no Sul-Americano de 2019, no Equador", contabiliza Rodrigo Ferreira, acrescentando ainda que a Fonte São Paulo é o clube brasileiro com maior número de participantes para o torneio no Chile. 

No Sul-Americano de 2022, disputado no Peru, a Fonte foi representada por nove competidores, que conquistaram três medalhas de prata e oito de bronze. A expectativa para esse ano é superar esse desempenho em razão da maturidade alcançada pelos atletas, afirma Ferreira. "Estamos no melhor momento dessa equipe, cujo trabalho começou a ser desenvolvido em 2021", diz ele. No ano passado, não houve participação em razão do torneio ter acontecido na Venezuela, que estava em crise política. 

O Sul-Americano é disputado das categorias sub-11 até a adulta. Os seis melhores colocados do ranking nacional de cada categoria são convocados. O principal adversário do Brasil na competição continental é o Peru. 

Neste ano, a Fonte conquistou em competições estaduais 44 medalhas de ouro, 26 de prata e 16 de bronze. E em disputas nacionais, sete douradas, 11 prateadas e 17 de bronze. "É, sem dúvida, o nosso melhor desempenho nos últimos três anos. Os números dessa equipe, de 2021 para cá, já superaram o de outras gerações", garante Ferreira. 

Entre as favoritas do grupo da seleção para o torneio do Chile está Juliana Murosaki, que ficou entre as oito melhores na categoria simples feminina no Mundial Escolar, realizado em outubro, na cidade de Manama, no Bahrein. A atleta da Fonte avançou três rodadas e foi derrotada nas quartas de final por Xianwen ZHAO, da China. Agora, Juliana disputará os Jogos Escolares Brasileiros entre amanhã e domingo, em João Pessoa. 

"Será a quinta participação dela na edição nacional dos Jogos Escolares", detalha Ferreira. "Ela jogou quando era da categoria mirim, entre 12 e 14 anos, e ganhou três medalhas de bronze. Agora, na categoria de 15 a 17, esse é o último ano dela." Ainda antes do Sul-Americano, Juliana junto da equipe do badminton da Fonte disputará a IV etapa do Nacional, marcada para acontecer em Palmas-TO entre 20 e 24 de novembro. 

Ferreira também aponta Elisa Fraga, do sub-13, como candidata à conquista de medalha em Santiago. O desempenho dela na temporada é classificado como "surreal" por Ferreira. A atleta ganhou medalhas em todas as disputas estaduais e nacionais das quais participou e superou até mesmo adversários no sub-15, uma categoria acima da dela. 

Os 14 atletas da Fonte convocados para o Sul-Americano do Chile são os seguintes: sub-11 - Laura Carvalho, Laís Ferreira e Jiahe Lei; sub-13 - Elisa Fraga, Alexandre Amaral, Gustavo Bertanha e Matheus Missola; sub-15 - Davi Fraga, Leonardo Parreira e Gabriel Bertanha; sub-19 - Juliana Murosaki e Valéria Santos; adulto - Jackeline Luz e Gabriel Cury. O embarque da delegação acontece no dia 3 de dezembro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por