Além do técnico Fifo a Seleção Feminina contou com a presença da jogadora Julia Lintz
Além do técnico Fifo a Seleção Feminina contou com a presença da jogadora Julia Lintz (Divulgação)
Uma nação olímpica é construída passo a passo e com resultados que mostrem evolução. Exemplo disso foi verificado no periodo de 24 de outubro a 13 de novembro na Argentina, que abrigou o World Skate Games, competição que teve a participação de 80 países, com sete mil atletas e que teve a participação de atletas e staff de campineiros na competição de Hockey In Line. Foi a primeira vez que a delegação brasileira participou de todas as categorias tanto no masculino como no feminino e conquistou medalha de prata na categoria Senior Masculina.
As seleções contaram com atletas e integrantes que nasceram ou foram forjados em Campinas. Um exemplo disso foi o técnico Luís Custódio, o Fifo, foi comandante no banco de reservas da Equipe Junior Feminino e o seu trabalho colheu como fruto a quinta colocação na competição.
A equipe brasileira teve dificuldades na fase inicial e perdeu os jogos contra Colombia, Itália, Argentina, Namíbia e Estados Unidos. Mas a competição programou a disputa do quinto lugar e no confronto diante da Itália, o time brasileiro venceu pelo placar por 3 a 2 na prorrogação. Enquanto o time brasileiro ficou com a quinta colocação, na decisão da medalha de bronze, a Colômbia venceu a Argentina por 2 a 0 enquanto que na decisão da medalha de ouro a Namíbia venceu os Estados Unidos por 9 a 1. A competição ocorreu no período de 1º de novembro a 06 de novembro.
Além da presença do técnico Fifo no banco de reservas, a Seleção Brasileira Junior Feminino ainda contou com a presença da jogadora Julia Lintz, que em seu primeiro mundial teve boas atuações e foi a capitã da equipe brasileira. A atleta reside em Campinas.
Outra competição realizada no World Skate Games foi da categoria Senior para Mulheres. A Seleção Brasileira após derrotas na fase inicial para México, Itália, Estados Unidos e Canadá foi para decisão do nono lugar e venceu as duas partidas contra o Uruguai. No primeiro jogo, o triunfo foi por 3 a 1 e no segundo jogo, a equipe brasileira bateu o rival por 7 a 1. Uma das componentes do elenco foi Camila Machado, forjada na modalidade em clubes de Campinas.
O torneio foi realizado de 1º a 06 de novembro. Os homens também estiveram presentes. Na categoria Junior Masculino, a Seleção Brasileira venceu na estreia a Colômbia, mas perdeu para Estados Unidos, Itália e Taipei e foi para decisão do nono lugar. No primeiro jogo, a equipe brasileira perdeu para a Argentina por 2 a 1.Mas após vencer o segundo jogo por 4 a 1, a equipe brasileira foi para o jogo decisivo e venceu por 2 a 1. A competição ocorreu de 24 a 30 de outubro. Um dos integrantes da delegação foi Murilo Inacarato, capitão do time titular. Atualmente ele atua pelo Amparo No Limites
Na categoria Senior Masculino, a campanha deu esperança de dias melhores na Copa Internacional.
Na primeira fase, a equipe venceu Alemanha, Japão, e Espanha. Nas quartas de final, o time brasileiro perdeu para a Suiça por 4 a 2 e venceu o Japão por 4 a 2 e classificouse para a semifinal quando ganhou da Colômbia por 4 a 3. Mas na final o time brasileiro perdeu por 2 a 1 e ficou com a medalha de prata. A competição ocorreu no periodo de 31 de outubro a 06 de novembro.
CARACTERÍSTICAS DA MODALIDADE
O objetivo do Hockey In Line é fazer mais gols jogando um disco de plástico chamado de "puck". Um gol é obtido quando o "puck" entra nas balizas situadas nas extremidades da quadra. Os jogadores podem controlar o "puck" usando o "stick" (chamado de taco ou bastão) e também podem voltar a bater o "puck" com o patins. Mas não pode fazer gol com os patins.
Normalmente são jogados 4 tempos de 12 minutos onde cada equipe tem direito a um timeout (tempo técnico) de um minuto. No caso de empate há morte-súbita ("sudden death"), assim como todos os esportes com duração de cinco minutos. Se mesmo assim persistir o empate, é realizado cobranças de penaltis.
As equipes são formadas em quadra com um goleiro e 04 atacantes. É considerado equipamento de proteção obrigatório: luva, cotoveleira, caneleira e capacete. Quando o jogador comete uma falta ele é penalizado ficando de 2 a 5 minutos suspenso, deixando seu time desfalcado, após o termino da suspensão ele pode voltar ao jogo.