Ele fica. E por mais duas temporadas. Treinador com maior número de partidas, finais e títulos no comando do Vôlei Renata, Horácio Dileo seguirá no projeto campineiro até 2026.
Treinador está a frente da equipe de Campinas desde a temporada de 2016 (Pedro Teixeira/Vôlei Renata)
A torcida campineira havia recebido a notícia de renovação do treinador em primeira mão, durante o jogo Mãos Solidárias, em anúncio feito pelo time campineiro para os presentes no Ginásio do Taquaral.
O argentino de 62 anos chegou a Campinas na temporada 2016/2017 e vai para seu oitavo ano no comando da equipe.
Nas sete temporadas, Dileo comandou 241 partidas, sendo 133 vitórias.
Com o projeto, ele conquistou títulos da Copa São Paulo 2019 e do Paulista em 2020 e 2022, além de levar o time para a final da Superliga 2023/2024 e duas outras semifinais do principal torneio nacional. Foram mais cinco finais e onze pódios.
"Vou para a minha oitava temporada. É o time que mais dirigi em minha carreira, sinto que tenho uma identificação grande com a cidade, com o projeto. Aqui tem valores e princípios que defendo em minha vida pessoal e minha vida profissional. Sinto que o Brasil é minha segunda casa, lugar onde sempre fui muito bem tratado, respeitado, em todos os lugares em que já fui", comenta o treinador.
"Vou construindo as coisas para que eu me sinta feliz num lugar. Esse é meu objetivo máximo na vida, poder estar em um lugar em que eu seja feliz, independente de qualquer placar, qualquer resultado", acrescenta.
Além da experiência internacional por comandar times na Europa, Horácio também foi ouro nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio-2020, ambos com a Seleção Argentina, enquanto dirigia o Vôlei Renata.
À frente do Vôlei Renata, Dileo comandou o time campineiro em sete aparições nos playoffs da Superliga e partidas decisivas da Supercopa e da Copa Brasil.
Na temporada 2020/2021, o argentino comandou o projeto campineiro em sua melhor campanha na primeira fase da Superliga com 17 vitórias em 22 jogos.
Na temporada passada, esteve no banco para participar de mais um feito histórico: a final da Superliga.
Dileo comandou a equipe que saiu do oitavo lugar na primeira fase para a grande decisão em Recife, conquistando sua segunda medalha no torneio nacional.
"Me sinto muito feliz por ficar por mais dois anos, sinto que é um reconhecimento do meu trabalho, ao compromisso e competência de toda comissão técnica. É uma felicidade muito grande que sinto neste momento", acrescenta.
PLANEJAMENTO
A permanência de Horácio Dileo é o primeiro passo do planejamento do Vôlei Renata para a temporada 2024/2025, a 15ª da história do projeto.
Hoje, o time campineiro apresenta dois jogadores que fazem parte da convocação atual da Seleção Brasileira.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.