Competição já faz parte do calendário esportivo de Campinas, com a realização de duas edições no ano passado e uma em 2021: oportunidade de lazer e busca de novos talentos (Divulgação)
As areias do Taquaral, em Campinas, estarão tomadas por um público eclético e que vai da adolescência até a terceira idade no próximo final de semana. Apesar da diversidade, um ponto em comum justifica a reunião: a paixão pelo vôlei. Um verdadeiro festival da modalidade acontecerá no parque no próximo sábado (24) e domingo (25), com a disputa de nove modalidades e a expectativa dos organizadores em reunir pelo menos 120 participantes. As inscrições vão até quarta-feira (21).
O Torneio de Vôlei nas Areias já começa a virar tradição em Campinas. No ano passado, duas edições foram realizadas com a participação de aproximadamente 140 pessoas em cada uma. Em 2021, o evento também fez parte do calendário. Trata-se de uma celebração da modalidade, que neste ano cai em uma data apropriada, já que na terça-feira (27) comemora-se o Dia Mundial do Vôlei.
“É um evento que movimenta Campinas e cidades da região, além da sociedade em vários níveis, já que a procura vai de adolescentes a partir dos 15 ou 16 anos e se estende até entre as pessoas acima de 60”, diz Marcelo Oliveira, treinador da Associação Campineira de Vôlei de Praia (ACVP), acrescentando que os aspectos esportivo e social se unem na disputa. “E uma oportunidade para se promover a sociabilidade e a diversão”, completa. “Também possibilita que pessoas que gostam e praticam o esporte possam buscar um rendimento próprio para sua gratificação.”
As modalidades envolvidas na disputa são dupla mista, dupla masculina e feminina (iniciante e intermediário), quarteto misto, quarteto feminino e masculino, máster sexteto feminino, adaptado feminino 50+ e adaptado masculino 57+. Haverá distribuição de troféus e medalhas. O evento também contará com uma mesa de frutas para os visitantes e participantes, sorteio de brindes e música. “Será uma decoração bacana para proporcionar um ambiente agradável e saudável”, destaca Marcelo. A entrada será pelo Portão 7 da Lagoa do Taquaral.
Apesar de estar voltado ao lazer, o evento também pode trazer bons frutos para o vôlei de rendimento de Campinas, segundo Marcelo. “Claro que também é uma oportunidade para que possamos descobrir novos talentos. Estaremos de olho.” No final deste ano, a ACVP planeja a realização no Parque Taquaral de um torneio entre escolas, outra oportunidade para a associação ficar atenta a possíveis futuros potenciais.
As equipes adultas da ACVP estão em ação nos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Na virada esportiva, marcada para o último final de semana de agosto, Campinas vai sediar uma das etapas do Estadual e a intenção é trazer também neste ano uma das etapas do Brasileiro.
FORÇA
A força do vôlei em Campinas, realçada inclusive com a volta de um time profissional feminino, anunciada na última semana, é destacada por Marcelo. “A cidade tem o Vôlei Renata, que dispensa comentários, além de equipes nos clubes Fonte São Paulo, Bonfim, Regatas e Hípica”, conta, lembrando ainda dos grupos menores tanto do indoor quanto da areia que se reúnem em outros espaços da cidade, inclusive no Parque Taquaral. Nos Jogos Regionais deste ano, em Mococa, de 6 a 15 de julho, Campinas será representada pela equipe da Sociedade Hípica.