Em casa, Guarani é derrotado pelo Novorizontino na reta final da Série B
Yan tenta passar pelo bloqueio em lance da partida (Raphael Silveste/Guarani FC)
O Guarani está com um pé na Série C do Campeonato Brasileiro. Ontem à noite, perdeu do Novorizontino por 2 a 0, no Brinco de Ouro, desperdiçou a chance de deixar a lanterna e vai precisar de um aproveitamento de 100% na reta final para escapar da degola. Restam quatro jogos para o fim da Série B.
O Bugre soma 31 pontos e a meta é chegar aos 43. Hoje, está a sete pontos da Ponte Preta, primeiro time fora da zona da morte. Na próxima rodada enfrenta o Goiás, sábado, às 17h, na Serrinha. Depois recebe o Amazonas no Brinco, visita o Brusque em Santa Catarina e encerra sua participação diante do Ceará em Campinas.
Com o resultado de ontem, em jogo válido pela 34ª rodada, o Guarani perdeu uma invencibilidade de sete partidas em casa e pela primeira vez foi derrotado pelo Novorizontino no Brinco em um retrospecto de cinco jogos em Campinas. Os visitantes, que construíram a vitória no primeiro tempo com dois gols de cabeça após cobranças de escanteio, estão próximos do acesso. Com 60 pontos, assumiram a vice-liderança, atrás apenas do Santos.
O JOGO
Com o goleiro Pegorari e o atacante Bruno Mendes nas vagas de Vladimir e João Victor, respectivamente, o Guarani iniciou a partida com posse de bola, já que só a vitória interessava ao time. Aos 19', em cruzamento de Jefferson pela esquerda, Caio Dantas cabeceou sozinho e Jordi espalmou. A bola rebateu no zagueiro Rafael Donato e o goleiro fez nova defesa, evitando o gol contra.
Mas foi o Novorizontino que abriu o placar, em cobrança de escanteio de Eduardo pela esquerda aos 25'. Pegorari ficou indeciso na saída da meta e Rafael Donato, de cabeça, balançou a rede.
O gol abalou o Guarani, que se desorganizou e mostrou nervosismo, abusando das entradas violentas. Mesmo assim, Bruno Mendes teve a chance do empate aos 43', ao se projetar na frente de Jordi em diagonal pela direita, mas o chute explodiu no peito do goleiro. Dois minutos depois, os visitantes ampliaram em nova jogada aérea em cobrança de escanteio, dessa vez do lado direito.
Geovane aproveitou o cruzamento de Eduardo e finalizou de cabeça. A bola desviou em Matheus Salustiano antes de entrar. A arbitragem anotou gol contra do zagueiro bugrino.
No segundo tempo, as mudanças promovidas pelo técnico Allan Aal não deram resultado. A equipe chegou a arriscar chutes de fora da área com Luan Dias e Matheus Bueno, acertou o alvo, mas o goleiro Airton, que substituiu Jordi no intervalo, estava atento. O adversário, por sua vez, procurou "cozinhar" a partida.
Depois do apito final, os jogadores do Novorizontino fizeram a festa no Brinco junto com seus torcedores, enquanto os bugrinos deixaram o gramado rapidamente, sem conceder entrevista.
FICHA DO JOGO
GUARANI 0 X 2 NOVORIZONTINO
GUARANI- Pegorari; Yan (João Victor), Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Jefferson (Emerson); Gabriel Bispo (Pierre), Heitor (Reinaldo), Matheus Bueno e Luan Dias; Bruno Mendes (Lohan) e Caio Dantas.
Técnico: Allan Aal.
NOVORIZONTINO - Jordi (Airton); Rodrigo Soares, Luisão (Renato Palm), Rafael Donato e Patrick; Geovane, Eduardo e Marlon (Pablo Dyego); Neto Pessoa (Igor Formiga), Lucas Cardoso (Reverson) e Waguininho.
Técnico: Eduardo Baptista.
Gols: Rafael Donato aos 25 e Matheus Salustiano (contra) aos 45 do primeiro tempo.
Público: 2.298.
Renda: R$ 19.800,00.
Local: Brinco de Ouro.
Juiz: Anderson Daronco.
Cartões amarelos: Luisão, Yan, Luan Dias, Jordi, Airton.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram