Bugre tenta manter embalo no returno diante do América-MG, fora de casa
(Raphael Silvestre/Guarani FC)
Invicto no segundo turno com três vitórias e um empate, o Guarani tem hoje a chance de dar um salto na escalada que faz para sair da zona de rebaixamento. O time enfrenta o América-MG, às 18h30, no Independência, em Belo Horizonte, com a possibilidade de deixar a lanterna depois de 17 rodadas consecutivas. O encontro é válido pela 25ª rodada da Série B.
O Guarani frequenta o Z-4 desde a largada no campeonato. No início, variou entre as quatro últimas posições. A melhor colocação foi o 17º lugar, depois da vitória sobre o Botafogo-SP, no Brinco de Ouro, a primeira da equipe na competição, pela quarta rodada. Mas após a derrota diante do Mirassol por 3 a 0, fora de casa, em seu oitavo duelo na Série B, não conseguiu mais sair da lanterna. A diferença em relação ao primeiro time fora da zona de rebaixamento chegou a ser de 11 pontos. Agora, a situação é diferente.
Com a chegada do técnico Allan Aal e dos reforços na janela de transferência do meio do ano, a equipe cresceu de produção e encostou nos concorrentes. O objetivo dentro do clube é manter o embalo e, para isso, o grupo não abre mão de encarar cada partida como uma final. É esse o lema pregado por jogadores e comissão técnica.
“Quando não dá na técnica, tem que ser na raça e determinação. Foi assim contra o Coritiba e, com esse espírito, temos condições de sair da situação na qual nos encontramos”, disse Allan, referindo-se ao último jogo do Guarani, quando bateu o Coxa, no Brinco de Ouro, por 2 a 1.
Para enfrentar o América, Allan tem uma dúvida. O atacante Airton deixou o campo contra o Coritiba machucado e pode ser poupado. Exames durante a semana descartaram lesão muscular, mas não é certa a escalação do jogador, que pode ser substituído por Marlon Douglas. Nas demais posições, a equipe deve ser a mesma que ganhou na terça-feira.
Depois de jogar na capital mineira, o Guarani volta a atuar fora de casa na sequência. No próximo sábado, visita o Paysandu, na Curuzu. O retorno ao Brinco acontece na partida seguinte, diante do Mirassol, terça-feira, dia 17.
DO OUTRO LADO
Apesar de brigar por uma vaga no G-4, o América atravessa um momento oposto ao do Guarani. A última vitória da equipe foi no dia 9 de agosto, quando superou o Botafogo por 3 a 1 no Independência. Na sequência, foram dois empates e duas derrotas e o afastamento da zona de acesso. O técnico Cauan de Almeida foi demitido e Lisca chegou como substituto na virada do mês com o objetivo de levar o time a retomar a boa fase. Em sua estreia, Lisca perdeu do Mirassol.
FICHA DO JOGO
AMÉRICA-MG X GUARANI
AMÉRICA-MG: Elias Martello; Daniel Borges, Ricardo Silva, Lucão (Júlio) e Marlon Lopes; Juninho, Felipe Amaral (Wallisson) e Alê; Matheus Davó, Fabinho e Vinicius (Felipe Azevedo). Técnico: Lisca.
GUARANI: Vladimir; Pacheco, Matheus Salustiano, Douglas Bacelar e Jefferson; Gabriel Bispo, Matheus Bueno e Luan Dias; Marlon (Airton), Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte.
Horário: 18h30 (TV Brasil)