Airton teve participação direta em cinco dos últimos sete gols do Bugre (Raphael Silvestre/Guarani FC)
O Guarani entra em campo hoje, às 15h30, na Arena Condá, com a meta de vencer sua primeira partida fora de casa na Série B e embalar na luta contra o rebaixamento. Depois de ganhar do Vila Nova no Brinco de Ouro, na estreia do segundo turno, a equipe enfrenta a Chapecoense em busca da segunda vitória consecutiva pela primeira vez na competição da temporada 2024. O duelo ganha dimensão por ser um confronto direto dentro da zona de rebaixamento. A equipe de Campinas segue na lanterna, com 14 pontos, cinco a menos que o adversário e antepenúltimo colocado.
"Será mais uma final", é o discurso entre jogadores e comissão técnica do Guarani, que precisará fazer campanha de G-4 nessa segunda metade da Série B para eliminar o risco de queda, depois de um primeiro turno decepcionante. E além de vencer seus jogos, o Bugre também torce contra os concorrentes.
Como o Ituano venceu o Operário por 2 a 1, quinta-feira, na abertura desta 21ª rodada, o Guarani não deixará a lanterna mesmo que ganhe hoje. Com o resultado, a equipe de Itu chegou aos mesmos 19 pontos de Chapecoense e Brusque, levando vantagem nos critérios de desempate. Assim, abre o Z-4, ultrapassando os concorrentes catarinenses, que ainda jogam na rodada. Na penúltima colocação, o Brusque recebe o Coritiba, amanhã, às 16h.
A referência do Guarani hoje é o Botafogo-SP, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A diferença em relação ao concorrente é de oito pontos. O time de Ribeirão Preto também entra em campo amanhã, quando recebe o Paysandu, às 18h30, no Santa Cruz.
Antes de pensar nos concorrentes, no entanto, o Guarani precisa fazer a sua parte. A vitória, aliada a uma boa atuação no último jogo, renovou a confiança da equipe em alcançar uma sequência de resultados positivos. "Fizemos uma partida consistente, tanto no ataque como na defesa, e conseguimos matar logo o jogo", avaliou o atacante Airton, lembrando que a vitória sobre o Vila Nova foi por 2 a 0, com gols marcados em sequência, na reta final do primeiro tempo. "Começar o segundo turno ganhando foi importante para seguirmos confiantes", completou o jogador, que teve participação direta em cinco dos últimos sete gols marcados pelo Guarani.
Para Airton, a equipe está assimilando rápido os conceitos do técnico Allan Aal, que fará hoje o seu terceiro jogo no comando, após estrear com derrota para o Ceará, em Fortaleza, e ganhar a partida seguinte. "Acho que estamos conseguindo reproduzir dentro de campo o que ele pede." A exemplo do Guarani, a Chapecoense também está de técnico novo. Tcheco estreou na última rodada com derrota para o Ituano, por 2 a 1, em Itu, e agora fará sua estreia diante da torcida.
Aal não poderá contar hoje com o zagueiro e capitão Matheus Salustiano e o meia atacante Luan Dias. Na zaga, Renê Santos deve ser escalado.No meio de campo, ganhou força na comissão técnica a composição com três volantes. Assim, Anderson Leite pode formar o setor ao lado de Matheus Bueno e Gabriel Bispo, que retorna de suspensão. A outra alternativa é apostar em Marlon Douglas, o que tornaria a equipe mais ofensiva.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE x GUARANI
CHAPECOENSE:Gabriel Gasparotto; Kauan, Eduardo Doma e Jhonnathan; Marcelo Jr., Foguinho, Rafael Carvalheira, Marlone e Marcinho; Neílton e Perotti. Técnico: Tcheco.
GUARANI: Vladimir; Pacheco, Douglas Bacelar, Renê Santos e Jefferson; Gabriel Bispo, Anderson Leite e Matheus Bueno; Airton, Caio Dantas e João Victor. Técnico: Allan Aal.
Local: Arena Condá, em Chapecó.
Horário: 15h30 (SporTV).
Juiz: Lucas Paulo Torezin (PR).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.