Douglas Bacelar tenta barrar o ataque do Paysandu, no Estádio Curuzu (Jorge Luís Totti/Paysandu)
Em dois tempos distintos, o Guarani perdeu, de virada, do Paysandu por 2 a 1, ontem à tarde, na Curuzu, em Belém, pela 26ª rodada da Série B. O Bugre abriu o placar no primeiro tempo, com Douglas Bacelar, mas os donos da casa alcançaram a vitória com dois gols em menos de dez minutos na etapa final.
Foi a segunda derrota seguida do Guarani, que segue na lanterna e fica mais distantes dos concorrentes da luta contra o rebaixamento. Com 21 pontos, o time está a sete do primeiro time fora do Z-4, que agora é o Ituano. Antes da rodada, a diferença era de quatro pontos. Já o Papão chega a 30 e abre quatro do grupo dos desesperados. O time paraense estreou o técnico Márcio Fernandes e encerrou o jejum de nove jogos sem vitória.
Na próxima rodada, o Guarani recebe o Mirassol, às 21h30, no Brinco de Ouro, enquanto o Paysandu visita o América-MG, quarta-feira, no mesmo horário.
A novidade na equipe titular bugrina foi a escalação de Emerson na vaga de Jefferson na lateral-esquerda. E foi naquele setor que o Paysandu concentrou suas jogadas, obrigando Vladimir a trabalhar logo aos 2’. Esli García finalizou de primeira após cruzamento da linha de fundo e o goleiro espalmou para fora. Vladimir voltou a trabalhar sete minutos depois em chute de longe de Kevyn.
Na sequência, o Guarani equilibrou o jogo e teve duas chances, em finalizações de Caio Dantas e Luan Dias. Aos 21’, abriu o placar. Pacheco fez o cruzamento da direita e Douglas Bacelar concluiu para as redes. Foi o segundo gol do zagueiro com a camisa bugrina, ambos de cabeça.
O Paysandu tentou pressionar em busca do empate, mas mostrava lentidão e, no contra-ataque, o Guarani quase ampliou. Aos 37’, João Victor avançou pela esquerda, entrou na área e chutou cruzado. Diogo Silva fez a defesa.
Ainda no primeiro tempo, o Guarani perdeu Marlon Douglas, que sentiu dores na coxa esquerda ao tentar dar uma arrancada e precisou ser substituído por Reinaldo. Marlon foi escalado na vaga de Airton, que torceu o joelho na rodada anterior e só deve ficar à disposição do técnico Allan Aal em três semanas, segundo o Guarani. Quem também sentiu lesão foi o meia Luan Dias, que no intervalo cedeu sua vaga para Pierre.
Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Paysandu empatou. Edílson Júnior cruzou da direita, Vladimir não conseguiu cortar e a bola sobrou para Jean Dias, que entrou no intervalo na vaga de Yony González e em seu primeiro toque na bola marcou. Na sequência, Vladimir voltou a salvar o Bugre em chute de Esli García. Mas aos 9’, o goleiro nada pôde fazer. Em novo cruzamento de Edílson Júnior na direita, a bola acertou o rosto de Kevyn e entrou.
Aos 18’, o Guarani mostrou que estava vivo. Caio Dantas desviou cruzamento da direita e a bola acertou a trave. Os donos da casa responderam com Val Soares em chute frontal, para fora.
Com as mudanças feitas por Allan, o Guarani tentou pelo menos o empate, mas ficou no quase, em duas chances desperdiçadas por Marlon Maranhão.
FICHA DO JOGO
PAYSANDU 2 X 1 GUARANI
PAYSANDU: Diogo Silva; Edílson Júnior, Quintana, Lucas Maia e Kevyn; João Vieira, Leandro Vilela (Joel), Cazares (Borasi) e Esli García (Val Soares); Nicolas (Matheus Trindade) e Yony González (Jean Dias)
Técnico: Márcio Fernandes.
GUARANI: Vladimir; Pacheco, Douglas Bacelar, Matheus Salustiano e Emerson; Gabriel Bispo (Lohan), Matheus Bueno (Anderson Leite) e Luan Dias (Pierre); Marlon Douglas (Reinaldo), Caio Dantas e João Victor (Marlon Maranhão).
Técnico: Allan Aal.
Gols:Douglas Bacelar aos 21 do primeiro tempo. Jean Dias a 1 e Kevyn aos 9 do segundo tempo.
Local: Estádio da Curuzu, em Belém-PA.
Juiz: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE).
Cartões amarelos: João Victor, Emerson, Márcio Fernandes, Nicolas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram