Guarani dá a largada na edição mais acirrada dos últimos tempos; Daniel Paulista confia em bom campeonato (Thomaz Marostegan/Guarani FC)
Nesta sexta-feira, o Guarani inicia a sua 16ª participação em Série B do Campeonato Brasileiro. O primeiro compromisso será contra o campeão catarinense Brusque, às 19h, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis.
Campeão da Taça de Prata em 1981, o Alviverde contabiliza 439 jogos na história da divisão, com 169 vitórias, 117 empates e 153 derrotas. Em sua sexta aparição consecutiva na competição, o Bugre tenta superar a barreira da irregularidade para chegar com mais gás na reta final e repetir os acessos de 1991 e 2009.
Desta sexta ao dia 5 de novembro, o time campineiro percorrerá mais de 53 mil quilômetros em busca dos seus objetivos e vai encontrar adversários tradicionais. Oito dos 20 participantes já conquistaram a Série B e seis já venceram a Série A.
Aposta na continuidade
A filosofia do Guarani para buscar o acesso na última Série B da gestão de Ricardo Moisés é apostar na continuidade. No Brinco de Ouro desde maio do ano passado, Daniel Paulista é o técnico mais longevo da competição. O comandante tem 53 jogos com a equipe e foi respaldado pela diretoria.
"Nós acreditamos que o trabalho precisa de longevidade. Nenhuma troca beneficia o clube, além de gerar custos financeiros e a necessidade de tempo para um novo trabalho. Vamos buscar dar todo suporte e segurança para o trabalho de Daniel Paulista se desenvolver", explicou o presidente bugrino.
Ricardo Moisés também bancou a manutenção do elenco. Foram poucas mudanças até o momento. O zagueiro Leandro Castan, ex-Vasco da Gama, e o meia Marcinho, que estava no Novorizontino, foram as principais apostas da janela de transferências.
“Estamos avançando nas competições e convictos que é o caminho certo. A diretoria realizou contratações pontuais para elevar ainda mais a qualidade técnica do grupo. A expectativa é que o Guarani, com muito empenho, com muita dedicação e com muito trabalho, possa fazer uma Série B melhor do que fez no ano passado", disse o técnico Daniel Paulista.
Time-base
Com poucas mudanças em comparação ao grupo que disputou o Paulistão e a Copa do Brasil, a base titular não deve sofrer grandes alterações. Sem Bruno Silva – que não teve o contrato renovado -, Índio e Rodrigo Andrade devem formar a dupla de volantes com Madison concorrendo por fora à vaga de titular.
Considerado o ponto vulnerável do Guarani, o sistema defensivo ainda busca o encaixe ideal para a sequência da temporada. João Victor e Ronaldo Alves formaram a dupla titular nas partidas contra São Bernardo e Corinthians e foram elogiados pela comissão técnica pelo bom desempenho.
Mas um dos principais movimentos do departamento de futebol foi buscar o experiente Leandro Castan. O zagueiro de 35 anos vai para a sua quarta edição de Série B da carreira e conquistou o acesso em duas oportunidades: 2006 com o Atlético Mineiro e 2008 com o Grêmio Barueri.
“Eu tive a oportunidade de disputar algumas edições da Série B e agora me sinto mais adaptado na competição porque fiquei muitos anos sem disputa-la. No ano passado, apesar de não conseguir o acesso, joguei na divisão com o Vasco e consegui conhecer melhor dos times e jogadores”, explicou Castan.