Pintado fará segundo jogo pelo Guarani na Serie B ; Nelsinho tenta levar a Ponte a ganhar como visitante (Raphael Silvestre/Guarani FC / Diego Almeida/PontePress)
Nove meses depois do último confronto, Guarani e Ponte Preta voltam a se encontrar hoje, às 18h30, no Brinco de Ouro, no primeiro Dérbi de 2024. Será o clássico de número 207 da história. De um lado, os donos da casa entram em campo com a necessidade urgente da vitória nesta 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. São oito jogos de jejum e a lanterna com apenas 5 pontos somados. Do outro, os visitantes buscam a primeira vitória fora de casa para se afastar ainda mais do Z4 e começar a projetar uma luta na parte de cima da tabela. O duelo marca o encontro entre técnicos que buscam a primeira vitória em Dérbis.
Pintado, que esteve do lado alvinegro no último encontro vencido pelo Guarani por 1 a 0, disputará o primeiro Dérbi pelo lado verde. Seu histórico aponta duas participações no clássico, ambas com a Ponte, e duas derrotas. Nelsinho Baptista, o técnico pontepretano, também tem 0% de aproveitamento na história do confronto sentado no banco de reservas, já que são três tropeços coletados.
Nessa sua volta ao Brinco, após passagem entre 2015 e 2016, Pintado fará o segundo jogo no comando de um time que já teve outros três técnicos na temporada. Na estreia, o treinador perdeu do CRB por 1 a 0, em Maceió, sábado passado. Em busca de conhecer melhor o elenco, implantar sua filosofia e fugir da pressão da torcida, o comandante esteve com o grupo concentrado em Itu na última semana.
ampliar a vantagem no retrospecto geral. Em 206 confrontos, são 70 vitórias, 68 empates e 67 derrotas – umresultado é desconhecido. O Alviverde ainda defende uma invencibilidade de seis anos em casa contra a rival. Em sua quarta temporada pelo clube, o lateral-direito Diogo Mateus tem parte nesse retrospecto. Hoje, deve ser confirmado entre os titulares e disputar seu sexto Dérbi. Com três vitórias e dois empates, está invicto no duelo, pelo qual tem um gol marcado.
“É um jogo especial e diferente. É a chance de marcar o nome na história do clube. Esperemos que seja mais um capítulo bonito, até porque estamos precisando dar uma resposta ao nosso torcedor”, disse Diogo Mateus, que deve ser o substituto de Heitor, vetado com uma torção no joelho direito. O volante Anderson Leite e o atacante Reinaldo cumprem suspensão pelo acúmulo de cartões e também são desfalques. Por outro lado, Camacho, que estava suspenso diante do CRB, fica à disposição.
Boa produção no Campeonato Paulista e atuações suficientes como mandante na Série B do Campeonato Brasileiro. Os legados construídos nesta temporada estarão sendo colocados em jogo pela Ponte Preta no Dérbi.
A chegada de Nelsinho Baptista trouxe esperança ao torcedor. Primeiro, pela sua experiência em confrontos de alta complexidade e seu histórico vencedor. Tanto o treinador como a agremiação podem trabalhar juntos para quebrar marcas. A primeira é que a Macaca ainda não venceu na condição de visitante. São quatro derrotas e dois empates.
Após vencer o rival por 3 a 2, no turno inicial da Série B de 2018, a Macaca nunca mais saboreou uma vitória como visitante no clássico. Desde então foram sete jogos com quatro vitórias bugrinas e três empates. O rival histórico marcou nove gols e a Macaca anotou três. Algumas derrotas foram amargas, como a do dia 16 de março de 2020, quando o Alviverde venceu por 3 a 2, no primeiro jogo com portões fechados na pandemia do coronavírus. No dia 19 de junho de 2021, o Brinco de Ouro abrigou o Dérbi de número 200 e Régis decretou a derrota pontepretana.
Existe a expectativa de que Elvis seja confirmado como titular no meio-campo. Existem dúvidas sobre o aproveitamento do lateral-esquerdo Gabriel Risso, lesionado. Caso ele seja vetado, a tendência é que Luiz Felipe atue. O zagueiro Joilson e o volante Ramon Carvalho estão contundidos e são dúvidas.
FICHA TECNICA:
GUARANI X PONTE PRETA
GUARANI: Vladimir; Diogo Mateus, Douglas Bacelar, Léo Santos e Jefferson (Vinicius Yuji); Matheus Bueno, Camacho e Luan Dias (Bruno Oliveira); João Victor, Caio Dantas e Airton. Técnico: Pintado.
PONTE PRETA: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sérgio Rafael e Gabriel Risso (Luiz Felipe); Castro, Emerson Santos (Ramon Carvalho) e Elvis; Iago Dias, Jeh eMatheus Régis. Técnico: Nelsinho Baptista.
Local: Brinco de Ouro.
Horário: 18h30 (TV Brasil).
Juiz: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.