João Victor (à esquerda) deve começar a partida como titular (Raphael Silvestre/Guarani FC)
O Guarani vai em busca de um reinício no Campeonato Paulista. A missão é esquecer a sequência negativa de três derrotas, a lanterna do Grupo B e a ameaça de rebaixamento e se concentrar apenas no Novorizontino, adversário que enfrenta na segunda-feira, às 21h, em Novo Horizonte, pela sétima rodada. Enquanto o clube negocia com um novo treinador para substituir Umberto Louzer, demitido na sexta-feira, o time deve ser comandado pelos auxiliares fixos Rodrigo Leitão e Alexandre Penna.
O novo treinador deve ser Claudinei Oliveira, que foi demitido ontem da Chapecoense. Ele não resistiu aos maus resultados no início do Campeonato Estadual. No sábado, a Chape perdeu em casa por 3 a 2 do Joinville, de virada. Jorginho, antigo sonho da atual administração bugrina, afirmou que não foi procurado, segundo informações do portal “Nossa Taba”.
No Brinco, a expectativa é de que quando o novo técnico chegar a equipe já esteja em um momento melhor do que o atual. E a busca por essa mudança no ambiente do clube passa, necessariamente, por uma vitória diante de um adversário que exigiu bastante do Guarani durante a Série B do ano passado. No primeiro turno, a equipe perdeu por 1 a 0 em Novo Horizonte e, no segundo, venceu no sufoco por 2 a 1. Aliás, essa foi a última vitória do Guarani, no Brinco, no final de setembro.
Neste Paulistão, o Novorizontino sofreu sua primeira derrota na última rodada, quando perdeu do Red Bull Bragantino por 2 a 0, em casa. Antes, vinha de vitórias sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, e diante do Ituano em seus domínios. Com 9 pontos, o time iniciou a rodada na terceira colocação do Grupo D.
Com lesão no tornozelo direito, o atacante Bruno Mendes é desfalque no Guarani. No seu lugar, João Victor deve ser escalado. Existe a possibilidade também de haver mudança na lateral-direita. Recuperado de uma pancada na coxa, Diogo Mateus é opção para a vaga de Heitor, que caiu de produção nos últimos dois jogos. Antigo capitão da equipe, Diogo Mateus não joga desde a segunda rodada.
MARCA NEGATIVA
A derrota para a Inter de Limeira por 1 a 0, quinta-feira à noite, no Brinco de Ouro, levou o Guarani a igualar nesta temporada a sua pior largada no Campeonato Paulista desde quando retornou à elite, há seis anos. O time tem apenas 4 pontos somados em 18 possíveis, depois de uma vitória, um empate e quatro derrotas.
Em 2023, o Bugre somou a mesma pontuação que tem agora depois dos seis primeiros jogos. Outra coincidência é que no ano passado a equipe encerrou a sexta rodada com três derrotas seguidas, a exemplo do que acontece no momento. Logo na sequência, conseguiu a recuperação ao vencer a Portuguesa por 2 a 1, no Brinco de Ouro.
HISTÓRICO
Depois de cinco anos consecutivos na Série A2, o Guarani conquistou o acesso em 2018, justamente sob o comando do técnico Umberto Louzer.
Em 2019, já na elite, somou dez pontos nas seis rodadas iniciais, o que representou a melhor largada da equipe desde o retorno. No ano seguinte, foram 9 pontos. Já em 2021 e 2022 conquistou 5 e 7 até a metade da fase de grupos, respectivamente.
FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO X GUARANI
NOVORIZONTINO: Jordi; Luisão, Renato Palm e Chico; Willean Lepo, Willian Farias, Geovane, Marlon e Danilo Barcelos; Rômulo e Jenison.
Técnico: Eduardo Baptista.
GUARANI: Vladimir; Heitor (Diogo Mateus), Rayan, Léo Santos e Mayk; Anderson Leite, Camacho e Régis; João Victor, Reinaldo e Derek.
Técnico: Rodrigo Leitão.
Local: Estádio Jorge Ismael de Biasi.
Horário: 21h, de segunda-feira
Juiz: Guilherme Nunes de Santana.