No Dérbi, Allan Aal fará seu 14º jogo no comando do Guarani (Raphael Silvestre\Guarani FC)
Desde que chegou ao Brinco de Ouro, Allan Aal adota a estratégia de encarar cada jogo como uma decisão sem estabelecer uma meta de pontuação para o Guarani na luta contra o rebaixamento. Em sua última entrevista antes do clássico, no entanto, o treinador mudou o discurso e pela primeira vez fez uma projeção do número limite para a permanência na Série B. Segundo ele, a nota de corte estará abaixo dos 45 pontos, que costuma ser a referência com base na era dos pontos corridos.
O técnico justifica a sua projeção: "o perde e ganha do campeonato está muito alto e entre os times que estão da 13ª colocação para baixo ainda haverá muitas oscilações", afirmou. Segundo Aal, esse contexto também justifica a metodologia defendida por ele desde o início de seu trabalho. "Não temos como nos prender à matemática. Precisamos ter uma leitura do que está acontecendo no campeonato, mas o quadro apresentado nos leva a acreditar que precisamos seguir pensando jogo a jogo."
Ao Guarani, por outro lado, uma projeção em médio prazo não pode mais ser considerada em razão da situação do time na Série B, na qual é o lanterna, com 28 pontos. Estabelecendo-se uma nota de corte nos 43, a equipe precisará vencer cinco dos sete jogos que lhe restam. O alcance projetado é proporcional a um aproveitamento superior a 70% dos pontos disputados. Hoje, de acordo com o site Chance de Gol, a probabilidade de o Guarani ser rebaixado é de 96,7%.
Sob o comando de Allan, o Guarani tem um aproveitamento abaixo dos 44%. Para o time estar numa situação menos desconfortável, o número precisaria ser bem melhor em razão do baixo desempenho de seus antecessores. Com Pintado, foram três empates e três derrotas em seis jogos (16,6%) e, sob o comando de Júnior Rocha, o Guarani obteve uma vitória, um empate e cinco derrotas em sete partidas (19%). O outro treinador do Guarani no campeonato, sem contar os interinos, foi Claudinei Oliveira, que perdeu os dois jogos que disputou.
APOSTA
O técnico Allan Aal fará no Dérbi de domingo, às 18h30, no Moisés Lucarelli, o seu 14º jogo no comando da equipe bugrina e entre suas principais apostas para o clássico está o volante Matheus Bueno. O treinador revelou que o jogador perdeu o irmão na véspera da partida contra o CRB e mesmo assim não se negou a entrar em campo.
Allan ainda falou que o atleta expôs ao grupo o caso da morte na família apenas depois do jogo vencido pelo Guarani por 2 a 1 na última segunda-feira. "Não estou julgando se a atitude dele foi certa ou errada, mas essa situação reflete, para mim, o caráter desse elenco", comentou Allan.
Bueno deve fazer no domingo o seu quarto Dérbi seguido como titular. E até agora o volante está invicto no clássico, com uma vitória e dois empates. Sua estreia foi no duelo do primeiro turno da Série B de 2023, no Moisés Lucarelli, quando o alviverde arrancou o 1 a 1 com gol aos 50' do segundo tempo de Bruno Mendes. Na partida do returno, no Brinco de Ouro, o Guarani venceu por 1 a 0, resultado garantido em um belo chute de fora da área de Bruno José.
Já em 2024, no embate disputado em 30 de junho que terminou 1 a 1 também no Brinco, ele teve participação decisiva no gol bugrino. Em contra-ataque, ele recebeu pela direita e deu um toque por cima do goleiro. A bola seguia mansa para fora da meta, mas Luan Dias chegou na corrida e completou para as redes. O autor do gol também está à disposição de Allan para domingo depois de cumprir suspensão na última partida.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram