PERDE E GANHA

Allan faz projeções para a reta final do Bugre

Para técnico, nota de corte para definir os rebaixados será inferior a 45 pontos

Silvio Begatti
18/10/2024 às 15:09.
Atualizado em 18/10/2024 às 15:09
No Dérbi, Allan Aal fará seu 14º jogo no comando do Guarani (Raphael Silvestre\Guarani FC)

No Dérbi, Allan Aal fará seu 14º jogo no comando do Guarani (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Desde que chegou ao Brinco de Ouro, Allan Aal adota a estratégia de encarar cada jogo como uma decisão sem estabelecer uma meta de pontuação para o Guarani na luta contra o rebaixamento. Em sua última entrevista antes do clássico, no entanto, o treinador mudou o discurso e pela primeira vez fez uma projeção do número limite para a permanência na Série B. Segundo ele, a nota de corte estará abaixo dos 45 pontos, que costuma ser a referência com base na era dos pontos corridos. 

O técnico justifica a sua projeção: "o perde e ganha do campeonato está muito alto e entre os times que estão da 13ª colocação para baixo ainda haverá muitas oscilações", afirmou. Segundo Aal, esse contexto também justifica a metodologia defendida por ele desde o início de seu trabalho. "Não temos como nos prender à matemática. Precisamos ter uma leitura do que está acontecendo no campeonato, mas o quadro apresentado nos leva a acreditar que precisamos seguir pensando jogo a jogo." 

Ao Guarani, por outro lado, uma projeção em médio prazo não pode mais ser considerada em razão da situação do time na Série B, na qual é o lanterna, com 28 pontos. Estabelecendo-se uma nota de corte nos 43, a equipe precisará vencer cinco dos sete jogos que lhe restam. O alcance projetado é proporcional a um aproveitamento superior a 70% dos pontos disputados. Hoje, de acordo com o site Chance de Gol, a probabilidade de o Guarani ser rebaixado é de 96,7%. 

Sob o comando de Allan, o Guarani tem um aproveitamento abaixo dos 44%. Para o time estar numa situação menos desconfortável, o número precisaria ser bem melhor em razão do baixo desempenho de seus antecessores. Com Pintado, foram três empates e três derrotas em seis jogos (16,6%) e, sob o comando de Júnior Rocha, o Guarani obteve uma vitória, um empate e cinco derrotas em sete partidas (19%). O outro treinador do Guarani no campeonato, sem contar os interinos, foi Claudinei Oliveira, que perdeu os dois jogos que disputou.

APOSTA 

O técnico Allan Aal fará no Dérbi de domingo, às 18h30, no Moisés Lucarelli, o seu 14º jogo no comando da equipe bugrina e entre suas principais apostas para o clássico está o volante Matheus Bueno. O treinador revelou que o jogador perdeu o irmão na véspera da partida contra o CRB e mesmo assim não se negou a entrar em campo. 

Allan ainda falou que o atleta expôs ao grupo o caso da morte na família apenas depois do jogo vencido pelo Guarani por 2 a 1 na última segunda-feira. "Não estou julgando se a atitude dele foi certa ou errada, mas essa situação reflete, para mim, o caráter desse elenco", comentou Allan. 

Bueno deve fazer no domingo o seu quarto Dérbi seguido como titular. E até agora o volante está invicto no clássico, com uma vitória e dois empates. Sua estreia foi no duelo do primeiro turno da Série B de 2023, no Moisés Lucarelli, quando o alviverde arrancou o 1 a 1 com gol aos 50' do segundo tempo de Bruno Mendes. Na partida do returno, no Brinco de Ouro, o Guarani venceu por 1 a 0, resultado garantido em um belo chute de fora da área de Bruno José. 

Já em 2024, no embate disputado em 30 de junho que terminou 1 a 1 também no Brinco, ele teve participação decisiva no gol bugrino. Em contra-ataque, ele recebeu pela direita e deu um toque por cima do goleiro. A bola seguia mansa para fora da meta, mas Luan Dias chegou na corrida e completou para as redes. O autor do gol também está à disposição de Allan para domingo depois de cumprir suspensão na última partida.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por