Modelo off road mostra leveza, agilidade e força para superar os obstáculos em todas estradas e terrenos
O nome Ténéré habita o imaginário e a lembrança de grande parte dos motociclistas e a Yamaha XT 660Z honra a marca que carrega no tanque.
O modelo, que foi uma das vedetes da fabricante japonesa durante o Salão Duas Rodas do ano passado, completa a família composta pela XTZ 250 Ténéré e a XT1200Z Super Ténéré e tem a nítida vocação para proporcionar ao piloto muitas emoções e aventuras em todos os tipos de pisos.
Apesar do nome Ténéré remeter ao final dos anos 1980 e 1990, o modelo tem um visual muito moderno, com desenho agressivo, linhas marcantes e repleta de tecnologia.
Na partida, o piloto já percebe que tem uma máquina poderosa, que exige cuidados para pilotar. Equipada com um motor compacto, leve e potente, a Ténéré tem respostas muito rápidas, atinge altas velocidades e um bom consumo que permite percorrer longas distâncias graças ao tanque com capacidade para 23 litros.
Apesar de ser um modelo desenvolvido para rodar na terra, a maioria utiliza a Ténéré 660 para a cidade. O motor tipo OHC, de 4 tempos e 4 válvulas com refrigeração líquida desenvolve 48 cavalos a 6.000 rpm e torque máximo de 5,95 kgf.m a 5.500 rpm, tem força e potência de sobra na hora de superar o trânsito travado.
Vale alertar que o condutor não pode ser muito baixo, pois a distância do assento ao solo é de 896 mm e isso pode complicar na hora de colocar os pés no chão. A ciclística é excelente e permite realizar as manobras, como mudanças de direção, com facilidade. O guidão é largo e exige atenção entre os carros, mas na maioria das vezes ele passa sobre os retrovisores.
O câmbio de 5 velocidades, com transmissão final por corrente, também colabora bastante para pilotar na cidade. Os engates são precisos e as trocas de marchas rápidas. O bom escalonamento não exige trocas constantes.
Já no seu habitat natural, o piloto poderá sentir as melhores emoções, principalmente na hora de percorrer longas distâncias por estradas de terra. As longas suspensões e a altura mínima do solo de 260mm realizam o trabalho com eficiência. Os mais radicais precisam trocar os pneus originais, que tem uso misto e fazer ajustes para adequar a suspensão.
Até aqui não fiz nenhuma comparação com a sua irmã, a XT 660R, mas nas estradas as duas tem um comportamento diferente. Apesar da Ténéré 660Z ser 20 quilos mais pesada, o desempenho é praticamente o mesmo, mas a moto tem mais estabilidade em altas velocidades.
A posição de pilotagem é excelente e o modelo é ótimo nas curvas e tem um conforto que permite realizar longas viagens, mesmo com garupa. O bagageiro carrega uma boa quantidade de bagagens. Além disso, a Yamaha oferece a Ténéré 660Z equipada com as caixas metálicas na traseira e laterais.
Dessa forma a Yamaha XT660Z Ténéré permite um trafegar relaxado e confortável nas piores condições de terreno possíveis. A moto vem equipada com freios duplos na dianteira e simples na traseira, que foram eficientes em todas as situações. O chassi “Diamond” com tubos de aço proporciona boa estrutura para motor e suspensões.
A Yamaha XT 660Z Ténéré está disponível na cor azul e o preço sugerido pelo fabricante é de R$ 31.110,00.