Catedral Metropolitana (Kamá Ribeiro)
Um passeio pela história de Campinas, circulando por monumentos históricos e turísticos considerados como as “Sete Maravilhas” da cidade, dentro de um ônibus que marcou época e com informações e curiosidades transmitidas por uma guia. Essa é a proposta nostálgica organizada por João Ricardo Andregheto, que oferece como transporte um ônibus da antiga Companhia Campineira de Transporte Coletivo (CCTC), que ele comprou e restaurou. “Não é um ônibus, é uma máquina do tempo, pois vamos voltar ao passado com estilo e conhecimento”, diz.
O tour, que circula no sábado, dia 11 (e também no dia 25), começa às 9h30 com saída e chegada na Avenida Aquidabã (esquina com Francisco Glicério), com duração entre 90 min e 120 min.
O trajeto passa pelos imóveis históricos reconhecidos de Campinas, como a Estação Cultura, a Catedral Metropolitana, o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), o Jockey Clube, o Mercadão, a Escola de Cadetes e a Torre do Castelo. “Todos esses monumentos serão vistos de maneira panorâmica, de dentro do ônibus.
Apenas na Torre do Castelo haverá uma parada com desembarque e visitação, para acessar o mirante e ter uma visão 360º da cidade, além da oportunidade de fazer fotos no letreiro instagramável Eu Amo Campinas”, relata Andregheto. Ele, que quando criança sonhava ser motorista de ônibus, hoje conduz o veículo do tour que comprou há nove anos, passou quatro anos restaurando antes de iniciar os passeios históricos.
As “Setes Maravilhas” de Campinas foram escolhidas pela própria população do município, por meio de uma votação via Internet realizada entre 1 e 12 de julho de 2007, promovida pela Rede Anhanguera de Comunicação (na época proprietária dos jornais Correio Popular, Diário do Povo e do portal Cosmo), totalizando mais de 93 mil votos. São esses os locais visitados nesse tour.
A guia de turismo Kizzy de Oliveira conta que, entre as curiosidades do tour, estão informações sobre a Estação Cultura – antiga Estação Fepasa e hoje Centro Cultural –, que já sofreu ataques aéreos durante a guerra; sobre o primeiro elevador da história da cidade instalado no prédio do Jockey; as sepulturas de autoridades eclesiásticas mantidas na Catedral, debaixo de seu altar; e ainda que a Torre do Castelo leva o nome de Vítor Negrete, mas já foi conhecida como Castelo D’água. Estas são algumas das curiosidades que os passageiros do ônibus receberão.
O passeio será realizado a bordo de um veículo monobloco 0-365 produzido pela Mercedes- Benz – apelidado de “boi vermelho” – e fabricado em 1988. Esse tipo de veículo, pintado nas cores branco e vermelho, se tornou um ícone na cidade pois fazia o transporte da população pela Companhia Campineira de Transporte Coletivo (a CCTC).
A empresa era do grupo Viação Cometa e chegou na cidade em 1951, operou de maneira exclusiva na década de 1970 e saiu do ramo de transporte coletivo local em 1989.
PROGRAME-SE
Tour ‘Sete Maravilhas de Campinas’
Quando: Sábado, dia 11, às 9h30. Outro tour programado para o dia 25.
Onde: Saída da Av. Aquidabã, nº 440 (na esquina com Av. Francisco Glicério)
Percurso: Estação Cultura / Catedral Metropolitana / Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) / Jóquei Clube / Mercadão / Escola de Cadetes / Torre do Castelo
Ingresso: R$ 40 (valor promocional único)
Criança com até 5 anos não paga
Informações e reservas: WhatsApp: (19) 99772 8770 - Instagram: @nostalgiaturismo
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.