O domingo será repleto de atividades para crianças, como contação de histórias, brincadeiras e pinturas (Alessandro Torres)
Palestras, apresentações culturais, feira de produtos e muita gastronomia, com a presença de food trucks. As atividades são gratuitas e abertas a todos. É isso o que promete o evento em celebração ao Dia das Mães, que acontece neste domingo (5), das 9h às 16h30, no Espaço Correio Cultural e Eventos, localizado na Rua Sete de Setembro, 189, na Vila Industrial, em Campinas.
As atividades serão desenvolvidas no pátio externo, no salão interno e auditório do jornal, localizado na Vila Industrial.
A feira de artesanato e empreendedorismo estará aberta a partir das 9h, oferecendo uma boa variedade de produtos. Também terá início a Oficina de Origami (arte de dobradura em papel), que prosseguirá durante todo o dia. Qualquer pessoa pode aprender a produzir Origamis, pois a oficina acontecerá a cada 20 minutos.
Para as crianças, haverá brincadeiras, jogos e contação de histórias. Para os jovens, o destaque será a apresentação de breaking – uma mistura de dança e esporte que virou modalidade olímpica. Além da feira de artesanato, os adultos poderão participar da programação de palestras com temas interessantes.
Todos os visitantes encontrarão, no evento, várias opções de comidas e bebidas nos food trucks montados na praça de alimentação.
HISTÓRIAS E PALESTRAS
Às 10h, haverá a sessão de contação de histórias para crianças, seguida de atividades de desenho, conduzidas por voluntários da Fundação Logosófica de Campinas, como forma de despertar o interesse de crianças pela leitura.
O ciclo de palestras voltado para mulheres e mães começa às 11h30, quando a nutricionista Stephanie Kelly Souza convida as mulheres para debater “Como eliminar os quilos que ganhou na gestação”.
O gerenciamento do orçamento familiar é o tema que será abordado a partir das 13h, com a planejadora financeira Rosielle Pegado. Ela pretende oferecer dicas e estratégias financeiras para as mães, já que pesquisas indicam que as mulheres estão à frente do orçamento doméstico em 56% dos lares no Brasil.
Às 14h30, a advogada e professora universitária Sylvia Pascoal explica em detalhes as opções do regime de bens no casamento, esclarecendo também as questões da união estável e seus efeitos na vida real.
Encerrando o evento, às 16h, a advogada, ex-delegada e influenciadora digital Teresinha de Carvalho fará uma dinâmica teatral com os participantes do evento, baseada na técnica do dramaturgo brasileiro Augusto Boal. Ela abordará a questão da violência doméstica usando uma metodologia que amplia a compreensão das mulheres para a questão, sensibilizando-as sobre as várias facetas da violência doméstica e a aplicação da Lei Maria da Penha. Por meio de um aprendizado lúdico, utilizando o teatro como forma de aprendizado.
EMPREENDEDORISMO E GASTRONOMIA
A secretária executiva da presidência do Correio Popular, Kelly Patricia, é uma das coordenadoras do evento. Ela tem a expectativa de um domingo diferenciado, “com uma feira de produtos de qualidade e bons preços, com opções de presentes para Dia das Mães, e por agregar cultura, conhecimento, lazer e compras em um ambiente agradável e bem estruturado”.
Um dos destaques da feira serão os presentes de diferentes preços e produtos, como por exemplo rasteirinhas de R$ 10, acessórios de cerâmica, semijoias, lenços indianos, tapetes, cosméticos, acessórios para animais, entre outros produtos artesanais que serão apresentados por 15 empreendedores.
Na parte gastronômica, serão oferecidos cafés, vinhos, brigadeiros e bolachas artesanais, além de food trucks com pastel, espetinhos e chopp.
O evento agrega visibilidade e divulga o jornal, mas também oferece entretenimento – como a contação de histórias, as oficinas de origami e dança break –, divulga informações relevantes como as palestras que abordam temas de interesse das mulheres e mães, além de mostrar o novo espaço cultural aberto ao público e gratuito. “É uma mostra de como o jornal está sempre de portas abertas para o público”, reforça Kelly.
PROMOÇÃO DE EVENTOS
Este é o segundo evento promovido pelo Correio Popular na sede do jornal, localizado em imóvel histórico na Vila Industrial, próximo ao Centro de Campinas. O primeiro aconteceu em comemoração ao Dia das Mulheres, no início de março.
“A gente sempre valoriza as empreendedoras, as pessoas que se esforçam e que participam. Então, é muito importante abrimos o nosso espaço, acolher os movimentos, acolher as pessoas, as mães e seus familiares, porque o importante é a convivência entre as famílias”, destaca Aline.
Ela comenta ainda que um dos diferenciais dos eventos do Correio Popular é que não são simples atividades sociais, mas de encontro e de aprimoramento, onde há informação e orientação específica sobre temas para cada nicho de público, como o foi no caso das mulheres e, agora, no caso das mães. Sobre a importância de o Correio Popular abrigar um espaço de cultura e eventos em Campinas, Aline diz que a ideia é buscar a revitalização do entorno da Vila Industrial, um bairro que está se renovando e ocupando os vazios urbanos com a chegada de famílias e que, por sempre ter sido um bairro de características industriais, nunca contou com uma infraestrutura de lazer e de entretenimento adequada.
“Por isso, o Correio Popular se propôs a montar um centro cultural e de eventos para propiciar essa convivência, chamando as famílias para dentro deste espaço, que conta com várias ações, dentre as quais, o “Leia e Troque”, que visa estimular a leitura e sustentabilidade dos livros, bem como, uma exposição permanente das principais capas dos 96 anos de história do Correio Popular. Nós nos sentimos muito honrados em poder receber a visita da população da cidade de Campinas e região.
A quem se interessar, o espaço está sempre aberto para a realização de um passeio. No caso de visitas escolares ou de outros grupos, é preciso realizar agendamento”, explica Aline.
PROGRAME-SE
Evento da família em homenagem ao Dia das Mães
Quando: Domingo, dia 5 de maio, das 9h às 16h30 Durante todo o dia, a partir das 9 horas: Feira de produtos variados e oficinas de Origami
✔ 10h – Contação de histórias e oficina de desenho para crianças no auditório do jornal
✔ 11h30 – Palestra ‘Como eliminar os quilos que ganhou na gestação’, com a nutricionista Stephanie Kelly Souza
✔ 13h – Palestra ‘Gerenciando o Orçamento Familiar e Estratégias Financeiras para Mães’, com a planejadora financeira Rosielle Pegado
✔ 14h – A B-Girl Marina Amadeu faz apresentação solo de breaking
✔ 14h30 – Palestra ‘A escolha do Regime de Bens no Casamento / União estável e seus efeitos’, pela advogada e professora universitária Sylvia Pascoal
✔ 16h – Dinâmica ‘Teatro da Oprimida’, conduzida pela advogada e ex-delegada da Delegacia da Mulher, Teresinha Carvalho
Onde: Sede do Correio Popular – Rua Sete de Setembro, nº 189 – Vila Industrial, Campinas
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: (19) 3772 8000 – Instagram @correiopopular
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.