Vários grupos se apresentam hoje na Praça Durval Pattaro, em programação que começa às 11h e só termina às 21h (Marcelo Braga)
O distrito de Barão Geraldo concentra uma cena artística muito diversa e em constante efervescência. Como reflexo desse cenário, acontece hoje (dia 7) a primeira edição do Festival de Inverno de Barão Geraldo, cuja programação gratuita vai tomar a Praça Durval Pattaro, das 11h às 21h. O tempo todo o espaço vai ser embalado por música, de discotecagem a show instrumental ao vivo, passando pelo jazz, samba, música brasileira, funk clássico e reggae.
"Barão é um polo de arte muito grande. Temos muitos grupos de teatro, vários músicos, produtores de cinema e artistas plásticos. É inevitável termos encontros de arte no distrito. E a ideia do Festival de Inverno é justamente trabalhar com este polo. Todos os músicos são daqui ou atuam em Barão Geraldo", conta Arthur Amaral, o DJ Digão, organizador do evento, através da produtora Zumbido Cultural.
PROGRAMAÇÃO ECLÉTICA
A partir das 11h, já vai ter música rolando na praça. Quem abre a programação é o coletivo Discominas, formado pelas DJs Aline Turim, Cass e Sueyla Morais. O trio se reveza até às 14h, tocando sempre em vinil, um repertório de música brasileira, mas também com funks clássicos e alguns grooves. Às 14h, sobe ao palco o grupo Zabalê, com 26 anos de história em Campinas e formado por Celso Pires, Silas Oliveira e João Carvalho. São três vozes arranjadas, em composições de samba e MPB.
Marcelo Gomes Quarteto vem para se apresentar às 16h. Formado por Marcelo Gomes e Fernando Baeta (guitarra), Helle Simone (contrabaixo) e Alexandre Cunha (bateria), este é um grupo instrumental que tem um repertório jazz funk dedicado ao groove brasileiro. Eles tocam releituras de grandes nomes do jazz mundial e da música brasileira, como o clássico disco "Os AfroSambas" de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
A programação continua às 18h com o show de Sacicrioulo. Com um ritmo que integra o manguebeat, reggae, o rock underground e outros estilos brasileiros, a banda traz um set com releituras das obras de Chico Science e da Nação Zumbi, Baiana System e Jah Van (versões reggae de Djavan). O grupo é composto por Cesar Pereira (voz), Nathan Podestá (guitarra), Marlon Barbosa (contrabaixo), Cainã Miachon (percussão), Digão (percussão) e Bito Coelho (bateria).
Mas a música não vai parar até às 21h. Entre cada apresentação, o próprio anfitrião, o DJ Digão, entra para tocar um repertório de jazz e ritmos nordestinos instrumentais. "É sempre importante quando temos a oportunidade de reunir esses músicos em um ambiente público e gratuito, como é a praça, para atingir a nossa comunidade. É uma pequena mostra do que acontece na cena musical de Barão, acessível para todos poderem acompanhar", completa Arthur Amaral.
GASTRONOMIA, FEIRA DE ARTES E ESPAÇO INFANTIL
Além da programação musical, o festival engloba uma área gastronômica de empresas locais, com opções de comidas vegetarianas, mexicana, espetos, lanches, hambúrguer artesanal, pizza, açaí e doces. As cervejarias do distrito também marcarão presença, com mais de 30 sabores de cervejas artesanais autorais. Outra atração vai ser a feira de economia criativa, que conta com aproximadamente 30 expositores independentes locais, oferecendo produtos de arte, moda, gastronomia e discos de vinil. As crianças também têm lugar no evento: poderão se divertir em brinquedos infláveis.
PROGRAME-SE
1º Festival de Inverno de Barão Geraldo
Quando: Hoje (dia 7), das 11h às 21h
Onde: Praça Durval Pattaro, Rua Francisco de Barros Filho, s/n, Barão Geraldo, Campinas
Entrada gratuita