O Almanaque Café recebe hoje o Campinas Master Tango, evento que promove o diálogo cultural entre Brasil e Argentina por meio de artes e seminários, com o espetáculo Tango, Poética del Sur. Protagonizado por Natacha Gallucci e Lucas Magalhães, do Espaço Cultura Típica Tango, a peça traz três convidados argentinos: Germán Ruiz Diaz (dança e guitarra), maestro Joel Tortul (piano) e Leonel Capitano (canto e acordeon). Ao todo, serão sete dançarinos dominando o espaço do bar e três músicos sobre o palco.
Tango, Poética del Sur é fruto da pesquisa da filósofa e dançarina Natacha Gallucci em seu trabalho de doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela analisa a história do tango como dança no cinema argentino em quatro períodos: mudo, clássico, moderno e contemporâneo. “O espetáculo traz as paisagens sonoras que atingem o tango desde o início da sua existência, o tango no contexto da cultura e do folclore argentino”, diz Natacha. Segundo ela, o espetáculo tem referências culturais dos anos 30 e 40, quando a dança se originou, misturadas com o folclore argentino e a versão contemporânea, das décadas 60, 70 e 80. “Tem muito contraste entre dança e canto.”
O Campinas Master Tango ocorre até 26 de outubro com espetáculos didáticos gratuitos, shows, seminários, aulas particulares e o café literário em espanhol, entre outras atividades, em Campinas (sede), Jundiaí e São Paulo. Mais informações e a programação completa no sitewww.tipicatango.com.
AGENDE-SE
O quê:Tango, Poética del Sur
Quando: Hoje, às 21h
Onde: Almanaque Café (Av. Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240, Barão Geraldo, Campinas, fone: 3249-0014)
Quanto: R$ 70,00