"Foxfinder – A Caça” é uma parábola sobre o avanço do medo e do fascismo em uma sociedade (Divulgação)
A ascensão do fascismo e do conservadorismo em todo mundo na última década é o tema central do espetáculo “Foxfinder – A Caça”, que será apresentado nesta quinta-feira (24), às 20h, no Teatro Castro Mendes, em Campinas. O texto, da autora inglesa Dawn King, já foi encenado na Inglaterra, Austrália, Suécia, Alemanha e nos Estados Unidos. A peça estreou em São Paulo em 2022 e agora chega a Campinas após permanecer por várias temporadas na Capital, com sucesso de público e crítica.
“Foxfinder – A Caça” é uma parábola sobre o avanço do medo e do fascismo em uma sociedade. A trama se passa em uma fazenda inglesa ameaçada pela crise da produção de alimentos, que recebe a visita do inspetor William Bloor, um agente do Estado responsável por fiscalizar as propriedades agrícolas.
O oficial é orientado a destruir raposas, animais que, segundo a propaganda do Estado, ameaçam a civilização, contaminam as plantações, prejudicam a produção de alimentos, influenciam o clima, abalam a mente das pessoas e matam crianças. Entretanto, apesar da escassez de alimentos, nenhuma raposa tem sido vista pelos campos há anos.
Conforme suas investigações avançam, os eventos que seguem daí mudam o curso de suas vidas e crenças. A raposa simboliza a busca irracional de bodes expiatórios para explicar os males que assombram um país.
Segundo o diretor Wallyson Mota, o espetáculo é um ataque a certezas fundamentalistas que envenenam as sociedades, incentivam a violência e passam por cima dos princípios de tolerância/respeito ao pensamento divergente e aos outros modos de ser e existir. “Quando tomamos contato com a obra, levamos um choque. Era (e ainda é) impressionante para nós que aquele espetáculo realizado num outro país, numa região de grandes produções inglesas, estivesse falando diretamente das questões essenciais vividas no Brasil desses últimos anos”, afirma.
O elenco conta com a participação dos atores Carolina Fabri, Carol Vidotti, Eduardo Mossri e Ernani Sanchez. A montagem tem videografismo e cenografia do coletivo BijaRi, figurinos de Marichilene Artisevskis, iluminação de Matheus Brant e sonorização de Pedro Semeghini.
PROGRAME-SE
‘Foxfinder - A Caça’, de Dawn King
Quando: Quinta-feira, dia 25/04, às 20h
Onde: Teatro Municipal Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas
Sessão com tradução em Libras
Ingressos: Gratuitos – liberação da entrada a partir das 19h30.
Sujeito à lotação.
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.