Usar bem o dinheiro é uma questão que a planejadora financeira independente Rosielle Pegado pretende ensinar às mulheres no evento do Dia das Mães, no dia 5 de maio
A planejadora financeira independente Rosielle Pegado apresentará, no evento do Correio, ferramentas práticas e estratégias para melhorar a qualidade de vida e bem-estar financeiro (@avanccifotografia)
As mães brasileiras estão à frente do orçamento doméstico em 56% dos lares no Brasil, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Essa informação foi confirmada por dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para quem as mulheres são responsáveis pela gestão do orçamento em 57,4% dos domicílios brasileiros. Focada nesse público, a planejadora financeira independente Rosielle Pegado planeja uma palestra para oferecer, às mães presentes no evento do dia 5 de maio na sede do Correio Popular, ferramentas práticas e estratégias para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar financeiro.
Com o tema "Gerenciando o Orçamento Familiar/Estratégias Financeiras para Mães", a palestra atende ao crescente interesse e necessidade de informações sobre planejamento financeiro para mães. "Abordarei temas como planejamento financeiro familiar, gestão do orçamento doméstico e dicas para economizar e investir de forma inteligente. A dinâmica da palestra será interativa, com espaço para perguntas e troca de experiências entre os participantes", comenta Rosielle, que é conselheira na Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças (APOEF). Para ela, as mães desempenham um papel fundamental na gestão das finanças familiares.
"As mulheres têm modificado o seu papel ao longo do tempo na sociedade. De pessoas sem autonomia, ao longo das décadas fomos ganhando presença no cenário trabalhista, após muito esforço, vitórias legislativas e garantia de direitos. Modificamos a visão que a sociedade tem das mulheres e atualmente entendo que o papel da mulher na sociedade atual é de protagonista, atuando ativamente na criação de filhos, orientação social e construção do meio onde atua", afirma a especialista. Este é o histórico que reforça o fato da maioria das mulheres não possuir educação financeira em sua formação educacional e familiar, embora assuma cada vez mais essa função.
Rosielle Pegado complementa que "muitas chegam na fase adulta sem entender sobre formas de organizar financeiramente a renda familiar, de maneira a manter a família, projetando um futuro sustentável financeiro". Por isso, ela acredita que a palestra pode ser "uma ferramenta valiosa para as mães que desejam aprimorar suas habilidades na gestão das finanças familiares, alcançar seus objetivos financeiros e garantir um futuro mais próspero para si e seus filhos". Durante o evento, Rosielle pretende abordar a importância de criar uma reserva de emergência para lidar com imprevistos financeiros, além de fornecer dicas práticas para economizar no dia a dia e evitar o endividamento.
Rosielle Pegado é mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Engenharia Sanitária pela mesma universidade. Hoje, além de conselheira na Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças, é planejadora financeira independente, focada em transformar o comportamento financeiro das pessoas para usarem bem o seu dinheiro.
Pegado tem três livros e 15 e-books sobre o tema, além de desenvolver cursos e mentorias para diversos públicos em todo o Brasil. Sua experiência prática abrange as finanças pessoais, economia doméstica e comportamento financeiro (no Brasil e na Alemanha).
CORREIO CULTURAL E EVENTOS
PROGRAME-SE
Evento da família em homenagem ao Dia das Mães
Quando: Dia 5 de maio, domingo, das 9h às 16h30
Onde: Sede do Correio Popular – Rua Sete de Setembro, nº 189 – Vila Industrial
Entrada Gratuita
Informações: Tel.: (19) 3772 8000 – Instagram @correiopopular
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.