CADERNO C

Orquestra da Unicamp faz concerto com obras de Mayer e Beethoven

A apresentação gratuita de hoje no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da universidade revela a paixão feminina pela música e a serenidade da celebração à natureza

Cibele Vieira/cadernoc@rac.com.br
14/11/2024 às 14:57.
Atualizado em 14/11/2024 às 14:57
A maestrina Cinthia Alireti vai reger hoje a Orquestra Sinfônica da Unicamp, composta por 40 músicos (Divulgação)

A maestrina Cinthia Alireti vai reger hoje a Orquestra Sinfônica da Unicamp, composta por 40 músicos (Divulgação)

O concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp leva o nome “Pastoral”, como é conhecida a Sinfonia nº 6 do compositor e pianista alemão Ludwig van Beethoven (1770 –1827). Nessa obra, ele evoca lembranças do campo: da paz bucólica à força de uma tempestade. A apresentação, que será feita pela formação clássica da orquestra com 40 músicos, executa também a obra “Abertura Fausto”, da compositora alemã Emilie Mayer (1812-1883). O programa é hoje (dia 14), às 19h30, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), sob a regência da maestrina Cinthia Alireti e terá a duração de 1h15, gratuito. 

Considerada uma das vozes femininas mais marcantes do romantismo, Emilie Mayer transformou sua paixão pela música em obras vibrantes, ainda que pouco conhecidas pelo público, explica a regente. Na Europa do romantismo, Emilie Mayer foi influenciada pela literatura do escritor Goethe, o que a levou a compor a “Abertura Fausto”. “A obra exibe a habilidade da compositora em captar atmosferas dramáticas e complexas, transportando o ouvinte para os dilemas e profundezas emocionais do protagonista da obra literária de Goethe, dentro da tradição da música programática alemã do século XIX”, acrescenta Cinthia Alireti. Ela conta que escolheu a abertura para divulgar o nome da compositora, popularmente conhecida como ‘Beethoven feminino’, e porque poucos conhecem essa obra. 

A segunda peça da noite será a Sinfonia nº 6, conhecida como “Pastoral”, de Beethoven, que dá nome ao concerto por ser um clássico muito apreciado tanto pelos músicos como pelo público. A regente comenta que “diferente das composições de tom mais dramático de Beethoven, ela se destaca pela serenidade e pela celebração da natureza”. A peça é dividida em cinco movimentos e cada um evoca um aspecto do campo, concluindo com um cântico de gratidão. “O compositor guia os ouvintes por um cenário idílico, onde a música se funde aos sons da natureza, trazendo lembranças de sua beleza e magnitude e dos sentimentos que experimentamos nas coisas simples da vida, como o amanhecer, o barulho da água e dos insetos perto do rio, as tempestades, a vida em comunidade”, diz Cinthia.

PROGRAME-SE 

Concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp 

Quando: Hoje, dia 14, às 19h30 

Onde: Auditório da FCM – Rua Albert Sabin, s/nº, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas 

Entrada gratuita 

Informações: Instagram @orquestrasinfonicadaunicamp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por