DJs vão comandar a animação na festa na Sala dos Toninhos (Neander Heringer / Divulgação)
As grandes caixas de som alto-falantes são a marca registrada dos eventos da Cultura Sound System, que nasceu nos anos 1950 na Jamaica, durante os encontros com a música de rua para curtir as vertentes do reggae. É com esse espírito que a comunidade negra de Campinas se reúne na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, hoje, das 15h às 22h. O paredão formado por caixas e amplificadores - com 4m de largura por 2,5m de altura - dá a dimensão do som que será feito por DJs, cantores e convidados do coletivo Ruffneck Sound System.
Nesta edição participam dois DJs convidados (Lucas Barata, da Festa Nervosa, e Leandro Vitrola, produtor de música baiana), além da equipe do coletivo Ruffneck (os DJs Flavio Rude, Raquel Ruff, Clandestina e a cantora Sammy Bee). O espaço vai abrigar também barracas de comidas e bebidas, expositores e artesãos, além de possibilitar a visita à exposição de arte urbana com trabalhos de cerca de 80 artistas da cidade. O evento tem acesso gratuito, mas é opcional a doação de um quilo de alimento não perecível, que depois será entregue a instituições sociais.
O Projeto Propaga Sound, conduzido desde 2015 pelo coletivo Ruffneck, utiliza a música como canal para mostrar as raízes e resgatar as culturas, filosofias, ciências e comportamentos sociais dos povos negros e da periferia, explica o produtor e DJ Flávio Rude. Ele conta que a expectativa é receber um público de aproximadamente 500 pessoas nesta festa da cultura negra, que vem sendo realizada em diferentes formatos em espaços públicos de Campinas e região.
PROGRAME-SE
Projeto Propaga Sound
Quando: neste sábado, 16/7, das 15h às 22h
Onde: Sala dos Toninhos - Estação Cultura - Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco, 1050
Entrada Franca
Informações: WhatsApp: 99311-5452 e Instagram: @ruffneck.sound