O cantor Milton Nascimento já lançou mais de 50 álbuns e é vencedor de cinco Grammy Awards (Reprodução/Facebook)
O cantor e compositor Milton Nascimento, artista responsável pelo icônico álbum “Clube da Esquina”, é o mais novo doutor Honoris Causa da Unicamp. O Conselho Universitário (Consu) da Universidade aprovou a concessão do título em sessão realizada na manhã de ontem (dia 26), atendendo à solicitação do Instituto de Artes (IA).
O título de Honoris Causa é dado a pessoas que não têm vínculos com a academia, mas que são profundos conhecedores daquilo que realizam e reconhecidos pela sociedade de uma maneira ampla.
Regina Machado, professora de Voz Popular no Departamento de Música da Unicamp, foi quem presidiu a comissão que elaborou o parecer sobre o pedido feito pelo Instituto de Artes e também quem falou primeiro na sessão de ontem. "A reunião do Consu costuma ser um ambiente extremamente formal, afinal é onde são tomadas decisões importantes, sempre democraticamente. Mas na minha fala, a emoção foi inevitável, já que como cantora e compositora, eu tive a obra do Milton fazendo parte da minha vida", detalha a docente.
Além de Regina, vários outros professores e pessoas presentes compartilharam sua admiração pelo artista. A comissão foi formada também pelo professor Paulo Costa Lima, da Universidade Federal da Bahia, pela professora Thais dos Guimarães, da Universidade Federal de São Carlos, e pela professora Thais Nicodemo, também do Departamento de Música da Unicamp. A votação a favor da outorga do título de Milton foi unânime.
"Para o Instituto de Artes, este tipo de outorga é muito importante, pois derruba muros, estabelece uma comunicação entre a universidade e a sociedade", explica Regina. "Um artista como o Milton Nascimento é importantíssimo para a nossa canção popular. Ele levou nossa música para o mundo, com uma marca da cultura mineira e profundamente brasileira. Quando a gente ouve Milton, ouvimos os catopês, a tradição religiosa mineira, tudo o que foi processado pelo Clube da Esquina. É uma sonoridade de um Brasil mais de dentro e que se internacionalizou através de sua obra".
Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro em 1942, mas adotou Minas Gerais como sua terra natal. Ao longo de seis décadas, ele tornou-se referência nacional e mundial ao lançar mais de 50 álbuns (o mais recente, em 2024), cinco DVDs, além de trilhas para longas-metragens e balés.
O cantor é vencedor de cinco estatuetas no Grammy Awards, a maior premiação da música popular mundial.
O próximo passo, diante da outorga do título, é a cerimônia de entrega da honraria para o cantor. Milton receberá um convite formal para o evento, que ainda não tem data marcada. Deve depender da disponibilidade do artista, mas a previsão é que aconteça ainda no primeiro semestre de 2025.