Foliões dançam pela Avenida Santa Isabel, no distrito de Barão Geraldo, ao som do Bloco União Altaneira, no Carnaval de 2023 (Divulgação)
O campineiro pode cair hoje na folia em um Carnaval fora de época. Músicas compostas para os desfiles carnavalescos do tradicional bloco campineiro União Altaneira serão apresentadas às 16h, no Sesc Campinas pela cantora e compositora Maíra Guedes, que estará acompanhada de ritmistas da Bateria Alcalina e cantores e musicistas da ala musical da agremiação. Ela fará o lançamento do disco “Uma Década de Canções com o Bloco União Altaneira”, para celebrar seus 12 anos como autora de hits carnavalescos e 22 anos de carreira.
O show de lançamento do disco será realizado no Jardim do Galpão do Sesc Campinas, com entrada gratuita. As músicas foram feitas exclusivamente para os desfiles do bloco campineiro, que desde 2007 arrasta multidões pelas ruas e avenidas do distrito de Barão Geraldo.
O disco foi gravado pela cantora e integrantes do Bloco União Altaneira e da Bateria Alcalina, por meio do Fundo de Investimentos de Cultura de Campinas (FICC), trazendo o balanço e a energia das manifestações carnavalescas e, assim, registrando a importância das festas populares de rua.
Para Maíra, mais que um projeto pessoal, esse álbum representa o resultado e a conquista de um trabalho coletivo envolvendo artistas e foliões campineiros, unidos em um sonho comum, de resgate da cultura popular brasileira. “É uma alegria imensa ter os registros dessas canções que foram compostas ao longo de todos esses anos, com a escolha dos temas, pensando na bateria, nos naipes, nos cantores, na dança, celebrando a existência de dona Edna, nossa mãe, e nosso pai Brás, que já desencarnou. É uma alegria e emoção imensas ver contemplado esse projeto tão sonhado há tantos anos”, afirma Maíra.
O disco tem produção musical e arranjos harmônicos de Diogo Nazaré, arranjos rítmicos dos mestres da Bateria Alcalina, Marina Tenório e Vinícius Dias; e foi gravado por músicos do bloco União Altaneira e Bateria Alcalina. A produção gráfica foi feita por Gabriella Perissinoto.
Com o coletivo de compositores “Os Baluartes”, Maíra gravou em 2016 o disco intitulado “Sambas contemporâneos”, por meio de uma campanha de financiamento coletivo. Em 2017, teve suas canções gravadas no segundo disco do Casa Caiada, tradicional grupo de samba de Campinas. Em 2018, de forma independente e ajuda coletiva, lançou o EP audiovisual “Olho de Gato”, com cinco canções autorais.
PROGRAME-SE
Show de lançamento do disco ‘Uma Década de Canções com o Bloco União Altaneira’
Quando: Hoje (15/06), às 16h
Onde: Sesc Campinas – no Jardim do Galpão, Rua D. José I, 270/333, Bonfim, Campinas
Evento Gratuito e classificação livre
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.