Duas músicas de Rita Lee — ‘Desculpe o Auê’ e ‘Baila Comigo’ — estarão presentes no espetáculo, no qual os jovens usarão máscaras representando a cantora (Divulgação)
Uma celebração à cultura paulista é o que pretende o musical que tem a duração de 1h30 e será apresentado pelo grupo Canarinhos da Terra neste domingo (dia 1˚). Participam do espetáculo aberto e gratuito que será realizado na Casa do Lago, na Unicamp, 100 coralistas infanto-juvenis que prometem emocionar a plateia com composições variadas resgatadas do repertório clássico de Adoniran Barbosa, Charlie Brown Jr., Emicida, Caetano Veloso, Rita Lee e outros ícones da música popular brasileira.
"Nosso objetivo é mostrar a riqueza da produção paulista em seus diferentes estilos musicais: da catira ao sertanejo, do rock ao hip-hop, passando ainda pelo samba, o pop e até mesmo pelas produções infantis", explica Luiz Pedro Simoni, fundador e diretor executivo do projeto.
Em "São Paulo, que Terra Boa", os coralistas participaram ativamente da criação de poemas, figurinos e cenografia, sob direção artística de Vasti Atique e a direção cênica de Marcelo Peroni e Vladimir Camargo. "Muitos de nós nos expressamos melhor através de gestos, desenhos ou poesias e o que buscamos é que essas crianças e jovens tenham a oportunidade de dizer o que pensam e se expressar das mais diferentes formas, sempre respeitando suas opiniões. Tudo o que será apresentado foi uma criação a partir das ideias e crenças deles, seguindo o tema proposto e o que eles querem comunicar", comenta Peroni.
O espetáculo contará com mais de 20 canções, entre elas "Só Os Loucos Sabem" (Charlie Brown Jr.), "Sampa/São Paulo" (Caetano Veloso), "AmarElo" (Emicida), "Desculpe o Auê" e "Baila Comigo" (Rita Lee), além de clássicos como "Trem das Onze" (Adoniran Barbosa). Foram formatados seis grupos, com um total de 100 coralistas com idades entre 7 e 18 anos que trabalham no tema desde o início das aulas em fevereiro. A dinâmica do espetáculo muda a cada seleção musical, com os grupos se revezando no palco.
Os figurinos têm em comum as cores básicas preto e branco, agregando adereços coloridos de acordo com a coreografia escolhida. O cenário ganhou um colorido especial na rotunda (pano de fundo), fruto de uma pichação coletiva sobre tecido feita pelos próprios cantores durante uma oficina de grafite. Luiz Pedro Simoni explica que o projeto se destaca pelo trabalho colaborativo na montagem de seus espetáculos, envolvendo os participantes em todas as etapas de produção.
Em 2024, Canarinhos da Terra completa 22 anos de vida e, nesse período, foram desenvolvidos 18 concertos temáticos, cada ano com um tema diferente. Para este ano, o foco foi a riqueza cultural e a diversidade de ritmos paulistas — não só urbanos, mas também os do Interior —, além de compositores de outros Estados que fizeram músicas sobre São Paulo.
Até um videoclipe na Capital paulista foi produzido por um dos grupos, usando a música "São Paulo, São Paulo" (grupo Premeditando o Breque), que já está disponível no canal dos Canarinhos no YouTube. Nesse canal, há mais de 200 vídeos que documentam a trajetória do projeto desde 1996. Inclusive o vídeo da primeira apresentação do espetáculo "São Paulo, que Terra Boa” estará no ar a partir do dia 1º de dezembro.
O Instituto Canarinhos da Terra é uma organização sem fins lucrativos que integra a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Campinas e mantém atualmente cerca de 1.500 alunos em seus programas, com aulas de canto e teatro totalmente gratuitas. O projeto tem o apoio da Pró Reitoria de Extensão Esporte e Cultura da Unicamp e parceria com o programa Petrobras Socioambiental.
PROGRAME-SE
Espetáculo ‘São Paulo, Que Terra Boa’
Quando: Domingo, dia 1˚ de dezembro, às 11h
Onde: Casa do Lago da Unicamp - Rua Érico Veríssimo, 1.011, Cidade Universitária
Entrada Gratuita
Informações: (19) 3579-0583
Instagram @projetocanarinhos
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram