CADERNO C

Gastronomia ancestral e acessível

Quinta edição do Chefs na Unicamp, neste domingo, traz profissionais renomados de Campinas assinando pratos que variam de R$ 6 a R$ 45

Aline Guevara/cadernoc@rac.com.br
15/11/2024 às 15:06.
Atualizado em 15/11/2024 às 15:06
Manuel Alves Filho (foto acima) é o curador do projeto Chefs na Unicamp, que reunirá no domingo vários experts da gastronomia campineira no Ciclo Básico da universidade (Divulgação)

Manuel Alves Filho (foto acima) é o curador do projeto Chefs na Unicamp, que reunirá no domingo vários experts da gastronomia campineira no Ciclo Básico da universidade (Divulgação)

Não faltam em Campinas exemplos gastronômicos de alta qualidade, com muita diversidade de origens, mas uma parcela considerável da população campineira desconhece e não acessa esse aspecto de sua cidade. É o que pensa o chef Manuel Alves Filho, que completa: "Há anos, eu digo que Campinas precisa falar mais de sua gastronomia para os próprios campineiros, mas também para fora". E uma maneira de fazer isso é o projeto Chefs na Unicamp, do qual Manuel é curador. O evento vai acontecer neste domingo na praça do Ciclo Básico da universidade, das 11h às 17h. 

Como nos eventos anteriores, o projeto Chefs na Unicamp vai funcionar como um espaço de alimentação na praça, formado por tendas, onde nove chefs, nomes reconhecidos na cidade, vão oferecer refeições completas, lanches, doces e até bebidas não alcoólicas. Aberta ao público e com entrada gratuita, a iniciativa é também a abertura das atividades do IX Simpósio de Profissionais da Unicamp (SimTec), que ocorrerá entre os dias 18 e 19 de novembro. 

Na sua quinta edição, o Chefs na Unicamp tem como tema a gastronomia ancestral, uma homenagem à Semana da Consciência Negra. Segundo o curador, alguns dos chefs vão trazer a culinária afro-brasileira no cardápio ou trabalhar com pratos que incluam ingredientes típicos dela, enquanto alguns outros vão mergulhar na própria ancestralidade para trazer as respectivas criações. 

O chef Evandro Higa, por exemplo, leva sua versão do karaguê, o típico frango empanado japonês, enquanto Sofia El Khatib propõe um lanche de falafel da culinária árabe e Luciana Guarani entrega um prato de influência indígena com tacacá, peixe frito, paçoca de banana verde, arroz branco e salada de palmito. 

Seguindo a culinária afro-brasileira, estão os chefs Marcelo Reis, com o acarajé tradicional ou na versão no prato, e também Manuel Alves Filho em uma parceria com Erikisen Myiasaki. A dupla vai elaborar um Doro Wat, prato emblemático da culinária da Etiópia, no formato de lanche, tradicional com carne e também na opção vegana. "Queremos celebrar a contribuição da ancestralidade africana para a nossa cultura gastronômica em geral, e algumas outras culturas vão fazer o mesmo dentro da sua própria ancestralidade", conta Manuel. 

O Chefs na Unicamp vai trazer também muitas outras comidas como alternativas para o público, todas com a proposta de comida de rua, que pode ser apreciada no banco da praça.

OCUPANDO ESPAÇOS E DEMOCRATIZANDO A GASTRONOMIA 

Manuel Alves Filho lembra que o Chefs na Unicamp surgiu com a mesma proposta do Chefs na Praça, iniciativa que ele idealizou em Campinas há mais de 10 anos e que segue como um evento do calendário da cidade. "A ideia era que o evento ocupasse os espaços públicos, trazendo a população para eles, afastando a criminalidade, e dando a ela acesso a pratos de chefs de restaurantes da cidade a preços populares. E com o Chefs na Unicamp, queremos aproximar a população como um todo, não só de Barão Geraldo, da universidade", comenta Manuel. 

O curador reforça que o evento busca sempre evidenciar a diversidade da gastronomia da cidade, formada por pessoas vindas de muitos lugares do mundo, inclusive algumas refugiadas.

COMIDA E MÚSICA UNIDAS 

O Chefs na Unicamp vai ganhar uma trilha sonora durante todo o tempo do evento. Quem abre o dia e o palco às 11h30 é o Trio Turbilhão, formado pela sanfoneira Clara Rodriguez, Sofia Cruz no triângulo e Marcela Stolf com sua zabumba. As três puxam um forró pé de serra para animar a tarde. 

Depois, às 13h30, é a vez da banda Pulso Vital, com clássicos do rock nacional e internacional. 

Seguindo no gênero, o The Professors encerra a programação a partir das 15h30. Formado por professores e cientistas da Unicamp que dividem o trabalho e o estudo com a música, o grupo tem um repertório que varia dentro do rock, do heavy metal ao pop rock, incluindo interpretações de bandas como Metallica, Ramones, Rage Against The Machine, Raimundos e Charlie Brown Jr.

PROGRAME-SE 

Chefs na Unicamp 

Quando: Domingo (dia 17), das 11h às 17h 

Onde: Praça do Ciclo Básico da Unicamp 

Entrada gratuita

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por