Com o uso de fantoches, serão discutidos o bullying e a influência que os pensamentos têm nas atitudes e falas, na contação ‘Os óculos do invisível’ (Divulgação)
A Fundação Logosófica estará presente no evento “Mulheres no Correio”, no dia 2 de março, com duas atividades voltadas para mulheres e crianças. A primeira é a contação de histórias liderada pela professora Maria Lucila Gaiotti, que se prepara para narrar “Os óculos do invisível”, do livro de mesmo nome da autora Bruna Tadross Ferrari. Ela faz parte do projeto da Fundação chamado de “Amanhã gente grande”, em que os próprios docentes da instituição são incentivados a narrar histórias reais de sua infância ou vivenciadas por eles. “Como elas partem da realidade de quem conta, também vão direcionadas para a realidade de cada ouvinte. E não tem idade para ouvi-las, é de 0 a 99 anos”, diz Lucila, reforçando a ideia de que a atividade é importante para a família toda.
Na contação de “Os óculos do invisível”, serão discutidos o bullying e a influência que os pensamentos têm nas atitudes e falas. A história acompanha a garotinha Anabel que, depois de descobrir a necessidade de usar óculos, passa por uma situação desagradável na escola, mas usa a sensibilidade e a comunicação com a avó para entender as melhores maneiras de lidar com isso.
A narrativa será feita com uso de fantoches e muita interação com o público. “Essa interação entre imaginação e realidade traz elementos de valor e as histórias que nos falam na mente e no coração não são esquecidas”, complementa Maria Lucila. Para ela, a contação de histórias ensina as pessoas de uma maneira lúdica, incentivando o pensamento e o encontro de soluções a partir das próprias experiências.
PALESTRA
A Fundação também fará a palestra “A responsabilidade da mulher com o futuro da humanidade”, ministrada pela professora Vera Veronesi. “A temática acompanha a história contada por Lucila, porque continua a discussão sobre a influência dos pensamentos e a responsabilidade dos pais na criação da geração mais nova”, explica a palestrante. A pedagogia logosófica ensina a olhar para dentro da própria mente, entendendo que ela influencia outras mentes, para o bem e para o mal. “Quanto melhor o pensamento dos pais, dos professores, melhores serão os pensamentos das crianças. Não queremos que elas sejam mais afetuosas, mais assertivas? Isso começa nos adultos. E falaremos disso na palestra”, completa.
PROGRAME-SE
Contação de histórias e palestra da Fundação Logosófica
Quando: Sábado, 2 de março, a partir das 10h
Onde: Sede do Correio Popular – Rua Sete de Setembro, 189, na Vila Industrial
Entrada gratuita
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.