Documentário que resgata imagens de época da OSMC apoiando o movimento será exibido no Sesc na terça-feira
Cena do documentário de Caue Nunes: OSMC participou ativamente do movimento Diretas Já e se apresentou no Vale do Anhangabaú (Divulgação)
O curta-documentário "A Orquestra das Diretas" fará sua estreia em Campinas na terça-feira, 2, às 19h, no Sesc. O filme dirigido pelo cineasta e antropólogo Caue Nunes resgata a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) através de apresentações nos comícios do movimento das "Diretas Já", nos anos 1980. Com 20 minutos de duração, o trabalho é uma realização da 2.8 Filmes com produção de Juliana Brombim.
Ao longo do filme foram ouvidos músicos que participaram do movimento na época, como a percussionista Glória Cunha e o violinista Dalton Nunes. "É um momento muito importante da Orquestra de Campinas, que, para além de uma atuação musical, também estava em uma campanha em prol da democracia. E os músicos, que eram liderados pelo maestro Benito Juarez, participaram porque queriam, afinal essa era uma agenda paralela às apresentações oficiais", explica Caue. Graças ao engajamento dos músicos e participação ativa no período, a OSMC foi considerada a "Orquestra das Diretas", executando o hino nacional no último comício do movimento, no Vale do Anhangabaú.
O filme resgata imagens de arquivo, tanto feitas por equipes de televisão, quanto registros amadores. Para o diretor, o lançamento do filme neste momento é bastante emblemático. "Estamos vendo a democracia sendo ameaçada novamente. Claro, o contexto é outro, mas a ameaça está aí o tempo todo e seguirá se intensificando ao longo do ano. Apesar de falar do passado, o filme tem uma relação importante com o presente. Se lá vivíamos uma ditadura e queríamos uma democracia, hoje vivemos a democracia e não queremos voltar para a ditadura", analisa Caue.
PROGRAME-SE
Estreia do filme "A Orquestra das Diretas"
Quando: terça-feira, 02/08, às 19h
Onde: Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Entrada gratuita