Na sessão do Cine Câmara, será debatida a relação conturbada entre o poeta lusitano Fernando Pessoa e o governo do ditador Antônio Salazar (Divulgação/Câmara Municipal)
O programa Cine Câmara, criado em 2019, ficou suspenso por quase quatro anos depois de ter sido desativado durante a pandemia. Hoje (dia 16), às 18h30, ele será retomado no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, com sessões mensais e sempre gratuitas. A lotação da sala é de 40 pessoas e o acesso será por ordem de chegada. O tema desta primeira edição de 2024 será “Fernando Pessoa e a ditadura de Salazar: um debate sobre a arte e a liberdade”, com a exibição – e posterior debate – de dois curtas sobre a relação conturbada entre o poeta lusitano Fernando Pessoa e o governo do ditador português Antônio de Oliveira Salazar.
O primeiro curta-metragem de hoje será “Poesia de segunda categoria”, lançado em 2012 com direção de Luís Santo Vaz. A obra, de 24 minutos de duração, conta como o livro “Mensagem”, de Fernando Pessoa, recebeu o prêmio “segunda categoria” (premiação de menor valor) no primeiro concurso literário criado pelo governo Salazar. Vencido por uma obra obscura e hoje esquecida, “Mensagem” se tornou uma das mais célebres obras de Pessoa.
O segundo curta é “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, com duração de 26 minutos. Lançado em 2018, com direção de Eugene Green, o filme mostra como o slogan criado por Fernando Pessoa para a Coca Cola em 1927 (“Primeiro, estranha-se. Depois, entranha-se”) colaborou para a longa proibição da venda da bebida naquele país. Isso porque, devido à frase, o diretor de Saúde de Portugal entendeu que o produto era uma espécie de droga, cuja toxicidade o slogan de Fernando Pessoa parecia evocar.
“Escolhemos esse tema para a reestreia porque, em abril, foram completados 50 anos da Revolução dos Cravos, que tirou o salazarismo do poder em Portugal, e abordar a relação de Fernando Pessoa com Salazar nos pareceu um recorte interessante para atender a um público mais amplo, que se interessa tanto por história e política quanto por arte e poesia”, conta Tiago Menezes Faria, servidor da Coordenadoria de Desempenho e Desenvolvimento e um dos coordenadores do projeto. Após as exibições, haverá debate com mediação de Rogério Hafez, formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e estudioso da obra de Fernando Pessoa. A próxima sessão do Cine Câmara será em 25 de junho.
PROGRAME-SE
Exibição de curtas e debate: “Fernando Pessoa e a ditadura de Salazar: um debate sobre a arte e a liberdade”
Quando: Hoje (dia 16) às 18h30
Onde: Plenarinho da Câmara Municipal – Av. Eng. Roberto Mange, nº 66, Ponte Preta
Entrada Gratuita – Limite de 40 lugares
Informações: Instagram @camaramunicipaldecampinas