A atriz argentina Andrea Ojeda em cena do espetáculo Autópsia Lírica de Creso, produzido pela Periplo Compañía Teatral (Marcela Telleria / Divulgação)
O espetáculo "Autópsia Lírica de Creso", da argentina Andrea Ojeda, será a atração internacional da semana em Campinas. A montagem solo da atriz da Periplo Compañía Teatral, é uma aula cênica em que o público poderá acompanhar, de forma bem-humorada, a história da construção do capitalismo, sua relação com o patriarcado e com os espaços que a mulher ocupava ou deixava de ocupar durante a construção da sociedade. Haverá tradução simultânea com legendas adaptadas especialmente para o público brasileiro nos dois dias. A montagem tem uma hora de duração, com classificação livre e integra a programação do 16º Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas.
Mesmo que o tema da apresentação seja pauta de discussões aprofundadas, a atriz Andrea Ojeda garante que o humor será uma das ferramentas fundamentais para que o diálogo com o público flua, de modo a se abrir para imaginarmos juntos outros mundos possíveis. "O espetáculo propõe um olhar crítico e convida a pensar sobre a realidade que nos oprime e a perceber como somos engrenagens dessa realidade que nos tira a liberdade", relata a atriz. Andrea comenta ainda que "colocar em xeque este modelo que nos formou, patriarcal, binário e hierárquico, pode ser uma chave para cultivar convívios. É inevitável para a criação de novas formas de convivência que tenhamos a habilidade de questionar, em toda medida possível, esse sistema que está enraizado no nosso ser, que produzimos e vivemos".
O espetáculo terá duas sessões na Sala dos Toninhos (atrás da Estação Cultura), com contribuição voluntária "no chapéu". Isso significa que o espetáculo não terá ingressos cobrados, o público fará contribuições da forma como pode ou acha justo. Vini Silveira, membro do Núcleo Feverestival, conta que vem tentando desde a última edição criar esta aproximação com os vizinhos territoriais da América Latina. "Eles têm muitas semelhanças conosco desde o período da colonização até o momento sociopolítico e econômico em que se encontram", explica. Para ele, essa oportunidade "proporciona à população uma vivência com outras formas de pensar, de ser e existir".
PROGRAME-SE
Espetáculo Autópsia Lírica de Creso
Quando: nesta terça e quarta-feira, 5 e 6/07, às 20h30
Onde: Sala dos Toninhos - (atrás da Estação Cultura) - Av. Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial - Campinas
Ingressos: contribuição voluntária no chapéu