Maior festividade de cultura japonesa do interior será realizada no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro nos dias 8 e 9 de junho
Durante os dois dias de festival, o público poderá apreciar a gastronomia japonesa e apresentações de artistas consagrados, com música, dança folclórica e até concurso de cosplay, o que promete atrair muitos jovens (Divulgação)
A cidade de Campinas se prepara para uma celebração dupla: os 116 anos da imigração japonesa e os 250 anos de sua própria fundação. Nesse contexto festivo, o Instituto Cultural Nipo- Brasileiro de Campinas organiza o 18º Festival do Japão, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de junho. Este evento, apoiado culturalmente pelo Correio Popular, é a maior festividade de cultura japonesa do interior do estado de São Paulo e promete reunir milhares de pessoas em um intercâmbio cultural vibrante e diversificado.
“É um grande evento aberto, que destaca simultaneamente diferentes aspectos da cultura nipo-brasileira”, explica Tadayoshi Hanada, coordenador do festival e idealizador do evento há 18 anos.
“É um momento de celebração, intercâmbio e amizade com pessoas de todas as origens”, acrescenta. Hanada justifica a escolha das dependências do clube Nipo- Brasileiro para a realização do festival.
“Realizamos o evento aqui no Nipo-Brasileiro porque temos toda a infraestrutura necessária. É muito melhor do que usar outro espaço municipal, onde precisaríamos montar tudo, o que complicaria bastante a logística, além de encarecer o evento.”
Hanada também destaca a importância econômica dos eventos para a sustentabilidade financeira do clube. “Os eventos tornaram-se essenciais, não só para a divulgação da cultura, mas para a sobrevivência do Nipo- Brasileiro.”
A Lei Municipal 9.736, de 6 de maio de 1998, que instituiu a "Semana da Comunidade Japonesa" emCampinas, foi de autoria do então vereador Luis Yabiku. que relembra a motivação por trás da lei.
“Antes da instituição dessa lei, o Dia da Imigração Japonesa era comemorado nas dependências da Câmara Municipal, ainda no Paço Municipal. Por solicitação da comunidade, resolvemos elaborar essa lei para criar uma semana inteira de comemorações, o que resultou nessa festa grandiosa comemorada atualmente.”
Durante os dois dias de festival, o público poderá apreciar apresentações de artistas consagrados como Angelaisa Toyota, Takeshi Nishimura, Rick Akio, Joe Hirata, Karen Ito e Isadora Kataoka. A banda Crawl Party, especializada em músicas de animes, será uma das atrações inéditas e ficará encarregada de abrir o evento.
Além disso, campeões de karaokê, como Luis Yabiku e Rafael Yassunaga, também se apresentarão, complementando o espetáculo com performances enérgicas e emocionantes. Os grupos de taiko (tambores japoneses) do Nipo e de outras associações prometem trazer ainda mais ritmo e emoção ao festival.
A dança folclórica terá um espaço especial, com grupos do Nipo, da Associação Okinawa Kenjin e de outras cidades apresentando coreografias tradicionais de diversas regiões do Japão. O concurso de anime (cosplay) é um dos destaques que promete atrair um grande público jovem.
O Espaço Cultural deste ano terá como tema central os "uchiwa", os leques japoneses que desempenham diversas funções conforme a estação do ano e são considerados símbolos de status. Além disso, será feita uma homenagem póstuma à artista plástica Catarina Tsubamoto, cujas obras estarão em exposição. A beleza da ikebana (arranjos florais) e do sumi-ê (pintura em carvão) também será destaque, assim como oficinas de origami (dobradura de papel) e shodô (caligrafia japonesa).
Os visitantes terão a oportunidade de comprar produtos japoneses e artigos para presentes, além de conferir as últimas novidades do mercado oriental. O Festival do Japão é uma produção do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, que conta com mais de 200 voluntários dedicados.
Este ano, o evento recebe o patrocínio e apoio de mais de 50 empresas, incluindo Honda Automóveis do Brasil, Granja Satoshi, ThreeBond, Tokio Marine, Unimed, Ajinomoto, Higa Atacado, SICOOB Paulista, Supermercados Shimozono, Benicar, Fast Shop, Caldo Nobre e Correio Popular.
Toda a programação será gratuita, mas a organização sugere a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a entidades assistenciais. A abertura oficial, com sessão solene, ocorrerá no próximo sábado, dia 8, às 12 horas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.