‘Caixa Ovo’ é uma das 30 peças que integram a exposição que terá sequência em São Paulo (Divulgação)
Pedaços de louças, retalhos, descartes de objetos foram recolhidos pela artista visual Parma Loiola em seu dia a dia e receberam um novo significado. Foi dessa experiência que nasceu a exposição tridimensional “Coração de Vidro”, que será inaugurada hoje no Ateliê Casa, às 18h, no bairro Chácara da Barra, em Campinas, e prossegue até o dia 1º de junho.
Depois, a mostra seguirá para temporada em São Paulo. "Os objetos me transmitem um sintoma de perda, apego, de consciência da rápida mudança das coisas e dos conceitos. Fico emocionada quando visito antiquários ou brechós. Aquelas peças esquecidas mexem com a minha percepção.
Existe uma linguagem dos objetos. Os que falam comigo, tenho que levar. Guardo-os em caixas e quando estou trabalhando recorro àquele frisson", afirma a artista. Cerca de 30 dessas peças criadas por Pama e uma nova série de pinturas poderão ser visitadas nas exposições de Campinas e, depois, São Paulo — na Casa Contemporânea entre 29 de junho e 27 de julho.
O projeto foi contemplado pelo edital Proac de Artes Visuais. Já no dia 15 de maio, no Ateliê Casa, em Campinas, Pama Loiola ministrará um workshop sobre o processo dessa exposição, especialmente duas técnicas muito utilizadas por ela: sobreposição de imagens e papel parafinado.
PROGRAME-SE
Exposição Coração de Vidro
Quando: Abertura hoje, às 18h
Visitação até 1º de junho - Terças e quartas, das 15h às 18h. Segundas, quintas, sextas e sábados, visitas sob agendamento pelo e-mail: ateliecasacampinas@gmail.com
Onde: Ateliê Casa, Rua Maestro Agide Azzoni, 320, Chácara da Barra, Campinas
Informações: (19) 99107-3002
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.