7ª edição da Semana Amilar Alves terá exibições e debates gratuitos, a partir de amanhã até sábado
Evento é em homenagem às mulheres que, apesar de trabalharem em filmes realizados na cidade, foram tratadas como invisíveis e, muitas vezes, nem apareceram nos créditos dos filmes (IA de Diego Ruiz de Aquino)
“Pioneiras do Cinema de Campinas" é o tema da 7ª edição da Semana Amilar Alves que será realizada entre amanhã e sábado (23 a 25 de maio) na Estação Cultura, em Campinas. Com exibições e debates gratuitos, o evento tem a proposta de preservar e difundir a memória e a vocação do cinema local, cuja história ultrapassa 100 anos de produções.
O tema é uma homenagem às mulheres que atuaram nos filmes realizados na cidade, desde o primeiro (João da Matta – um drama caipira, de 1923), mas que se tornaram invisíveis na historiografia e, muitas vezes, sequer aparecem nos créditos dos filmes.
Amanhã, às 19h, no auditório do Ceprocamp na Estação Cultura, tem a estreia do curta-metragem “Apagadas”, produzido na Oficina de Animação prévia, em abril. A animação motiva o debate com o tema "Apagamento e Resistência”. Na sexta-feira, será exibido o documentário de curta-metragem "Mamilos Poéticos", da diretora Lubis Naves, seguido do debate sobre "Gênero e exclusão no cinema de Campinas”. O encerramento da programação, no sábado, a partir das 16h, será com o curta-metragem "Um Pedreiro" (1966), de Dayz Peixoto, na Sala dos Toninhos. Em seguida, haverá o debate "Escrevendo uma nova história”.
PROGRAME-SE
7ª edição da Semana Amilar Alves – ‘Pioneiras do Cinema de Campinas’
Quando: amanhã, sexta e sábado (23 a 25 de maio)
Onde: Estação Cultura – Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro, Campinas
Entrada gratuita – sem necessidade de inscrição
Estacionamento gratuito no local — entrada pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Mais informações: https://linktr.ee/ctavcampinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.