Bailarina Cibele Ribeiro interpreta Lilith em "Lua Negra"
A bailarina Cibele Ribeiro também inclui memórias pessoais e imaginação na montagem do espetáculo que reverencia Lilith (Ivana Cubas / Divulgação)
Passado mitológico e presente social se encontram no espetáculo de dança "Lua Negra", que será encenado hoje, às 20h, no Sesc Campinas. A estreia presencial nos palcos da bailarina Cibele Ribeiro trará uma performance que se inspira na história da personagem mitológica Lilith, que é trazida para a cena como protagonista para apresentar um cenário de construção da estigmatização e violência sofrida pela mulher na sociedade patriarcal.
Na montagem, Lilith, a primeira mulher criada por Deus e banida por não ser submissa, é relacionada à figura da Grande-Mãe na perspectiva pagã e das deusas femininas que eram veneradas na antiguidade. Na antiga crença, o Universo foi criado por uma divindade feminina que está presente em quase toda parte como a Mãe Natureza. Mas esse imaginário popular se perdeu com o fortalecimento das convicções judaico-cristãs e do patriarcado, quando a mulher, na figura de Lilith, em sua busca por equidade de gêneros, deixa de ser vista como divina para ser assimilada como uma manifestação demoníaca.
O espetáculo é livremente inspirado em algumas passagens dos livros sagrados do Talmud e Zohar, mas também desenvolvido a partir das memórias pessoais e imaginação das próprias artistas-criadoras, a bailarina e também a diretora Juliana Calligaris. A montagem apresenta uma proposta híbrida que mescla dança, teatro e performance. A trilha sonora, composta pelo arranjador e multi-instrumentista André Mehmari tem como base o piano, mas conta com outros instrumentos como percussão, violoncelo e rabeca, para criar sonoridades que dialogam com a obra, recomendada para maiores de 14 anos.
PROGRAME-SE
Espetáculo de dança "Lua Negra"
Quando: nesta quarta-feira, 20/7, às 20h
Onde: Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Ingressos: entre R$ 9,00 e R$ 30,00