O espetáculo é encenado pela atriz Maria Alencar, cuja personagem discute quais espaços as mulheres podem ocupar na sociedade e que lhe foram roubados (Leonardo Souzza)
O Sesc Campinas recebe hoje a peça “A Cobradora”, com a Zózima Trupe, com início às 20h. O espetáculo, encenado no teatro do local, é apresentado por uma única artista, a atriz e criadora Maria Alencar. A protagonista é uma mulher que trabalha nas catracas dos ônibus e que é insubmissa, cobrando seu direito pela dignidade, igualdade e justiça. Nos seus relatos, ela discute violência, amor, solidão e sonhos que lhe foram fecundados e roubados, evidenciando mulheres únicas e universais ao mesmo tempo.
A peça utiliza-se de figuras arquetípicas do universo feminino, como Eva e Lilith, e outras representações, como uma mulher bomba, que em ato terrorista cobra o seu espaço na sociedade patriarcal. Dessa forma, a personagem discute quais espaços a mulher pode ocupar, cobrando de si e do mundo sonhos que foram fecundados e depois roubados dela e de outras mulheres.
Grupo teatral da cidade de São Paulo, Zózima Trupe pesquisa há 14 anos o ônibus urbano como espaço cênico, um espaço de descentralização e democratização do acesso às artes. Desde sua criação em 2007, a Trupe tem como foco usar seus espetáculos para falar diretamente com o trabalhador, que é abatido dia a dia pelas insuficiências do transporte coletivo e vive longe do centro da cidade.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.