Se apresentam Paulo Freire, Levi Ramiro e João Arruda, com participação do grupo Flautins Matuá
Um encontro imperdível para os apreciadores da música de raiz. Os violeiros Paulo Freire, Levi Ramiro e João Arruda se reúnem nesta sexta-feira (31), na Cia Sarau, para mostrar todas as possibilidades da viola caipira. Arruda explica que se trata de um show solidário ao grupo de pífanos Flautins Matuá e a ele próprio, que em julho partem rumo a Europa (Inglaterra e França) para uma turnê que inclui apresentações e oficinas culturais, e concretização do Projeto Flautins - Escambo na Europa, que prevê a produção e gravação do CD Escambo!, iniciativa conjunta de Arruda com o irmão Carlos Valverde e os músicos franceses Xavier Vidal e Bastien Fontanille. A proposta é executar músicas tradicionais francesas com ritmos e instrumentos rústicos brasileiros e franceses, associando a viola caipira à vielle à roue e o pífano ao fifre, entre outros.
O violeiro e o grupo de pífanos lançaram uma campanha de croudfunding pelo site Catarse (catarse.me/flautinsmatua) e estão realizando uma série de eventos para divulgar a proposta e arrecadar fundos para custear a viagem. “O show já estava marcado. Mas a boa notícia é que esta semana chegou meu novo CD — Venta Moinho — e também o novo álbum do Levi Ramiro — Prosa na Base do Ponteio. Quem for no show pode adquiri-los em primeira mão”, conta Arruda.
Segundo ele, o show promete ser “um bonito e divertido encontro dos violeiros, como se cantassem em uma fogueira ou numa varanda em noite de lua”. Os músicos vão se revezar e se unir na cantoria, contação de causos e histórias e nos ponteios da viola. “A proposta é partilhar com o público momentos de música boa e de amizade”, diz Arruda. No final, entra em cena para dividir o palco com os violeiros o grupo de pífanos Flautins Matuá. “Vai ser uma noite alegre e animada”, afirma Arruda.
Os três violeiros têm uma carreira sólida que dispensa apresentações entre os amantes da viola caipira. Freire compôs e executou trilhas para seriados, programas de TV e filmes como 'Grande Sertão Veredas' e Globo Rural, na Rede Globo, e o filme 'Deus é Brasileiro', de Cacá Diegues, com Antonio Fagundes e Wagner Moura, além de ter vários CDs gravados. Ele apresenta a viola como é tocada no sertão de Minas Gerais e sua evolução até os dias atuais. Levi Ramiro, além de tocador, é artesão: fabrica violas e outros instrumentos usando materiais como cabaça, fórmica e madeira reciclada.
Suas composições, que celebram a simplicidade e poesia da vida interiorana, estão registradas em cinco CDs. João Arruda parte de várias influências, buscando o melhor da cultura popular em cada parte do mundo. Experimenta diferentes sonoridades da viola junto com cantos e efeitos corais, inspirados nas músicas e cantos dos povos.(Delma Medeiros/Da Agência Anhanguera)
AGENDE-SE
O quê: Paulo Freire, Levi Ramiro e João Arruda, com participação do grupo Flautins Matuá
Quando: Hoje, às 20h30
Onde: Cia Sarau (Rua José Martins, 1.899, Vila Santa Isabel, Barão Geraldo, fone: 3289-5265)
Quanto:R$ 25,00