CADERNO C

Em Campinas, a peça ‘Gritos no Silêncio’ aborda a violência doméstica

Espetáculo terá hoje duas apresentações gratuitas na cidade, seguidas de um bate-papo com as atrizes e uma profissional especializada no tema

Da Redação/cadernoc@rac.com.br
19/11/2024 às 15:05.
Atualizado em 19/11/2024 às 15:05

Com músicas e performances teatrais, as atrizes Célia Ramos e Maria Vitória Siviero levam o público a refletir sobre o tema (Divulgação)

Em turnê pelo Estado de São Paulo, o espetáculo “Gritos no Silêncio” chega hoje a Campinas, abordando a temática da violência doméstica e as formas de enfrentamento. Serão duas apresentações gratuitas na cidade: às 10h30, no Jardim Florence, e às 19h30, no bairro Liliza. 

A direção e atuação são de Célia Ramos e Maria Vitória Siviero, acompanhadas pelo músico e multi-instrumentista Rodrigo Dias. Após a apresentação, as atrizes e Ester Francisco da Silva, especialista em violência doméstica e familiar, conversarão com o público sobre o combate à violência de gênero. 

Contemplado pelo edital Paulo Gustavo 20/2023 – Difusão Cultural, o projeto já passou por Itaquera e, depois de Campinas, seguirá para as cidades de Diadema e Guarulhos. 

Músicas e performances teatrais integram o projeto “Gritos no Silêncio—Violência Doméstica e Familiar – vamos falar sobre isso?”, que é baseado em uma história real retirada do livro “Enquanto não cicatriza – histórias de mulheres que sobreviveram”. A publicação é resultado de pesquisa sobre a temática de violência doméstica e familiar, desenvolvida em um abrigo sigiloso. 

A intervenção busca retratar os caminhos da violência contra a mulher pelo teatro, suspendendo por algum tempo a realidade e trazendo à tona a vivência de tantas mulheres que perpassaram pelo ciclo da violência. "Não é preciso realizar algo de imensa magnitude, basta que esteja compromissado com a luta contra a violência e fortaleça a vida de outras mulheres", diz Ester Francisco da Silva. 

Segundo as diretoras do espetáculo, o foco é promover a reflexão sobre os ciclos de dor e seu reconhecimento, bem como mostrar a importância das mulheres não se calarem e, na esfera masculina, analisarmos a criação dos homens que acreditam ter o direito à violência, principalmente contra as mulheres. As ações criam estratégias de bem-viver e não de sobreviver. E como uma rede de apoio e políticas públicas podem auxiliar no processo de reconstrução dessa realidade”, explica Célia Ramos.

PROGRAME-SE 

Espetáculo ‘Gritos no Silêncio’ 

Quando: Hoje (dia 19) 

Onde: ✔ No Ceu Florence Mestre Alceu , às 10h30 – Rua Lasar Cegal,110, Jd. Florence, Campinas 

Na Eja Espaço Concórdia, às 19h30 – Rua Ondina Moreno de Lima, 546, bairro Liliza, Campinas 

Entrada gratuita 

Duração: 90 minutos

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por