A data de 5 de maio é um feriado importante no Japão e utiliza elementos simbólicos de samurais para trazer força e coragem para os garotos
No Dia do Menino, é tradição no Japão que as famílias exponham bonecos e capacetes da armadura de samurai, além de hastearem bandeiras de papel ou tecido em formato de carpas imensas (Divulgação)
Repleto de tradições e simbolismos, o Japão celebra uma data marcante. O dia 5 de maio marca o Kodomo no Hi, um feriado nacional que também é conhecido como Dia das Crianças, mas mais especificamente celebra o Dia do Menino (as meninas têm sua própria data em 3 de março). De acordo com Cida Kobayashi, diretora cultural do Instituto Cultural NipoBrasileiro de Campinas, a data encerra uma semana festiva chamada de Golden Week.
“É uma data muito importante para o Japão. Geralmente, as famílias deixam expostos um capacete da armadura do samurai, um boneco de samurai, e uma flor que lembra uma espada, além de hastearem no alto bandeiras de papel ou tecido em formato de carpas imensas. Tudo para trazer boas projeções para o futuro dos meninos da família”, explica a diretora cultural. A data celebra o crescimento dos jovens e também é um momento para pedir força, determinação e coragem para eles. “Diz a lenda que o peixe, quando sobe a cachoeira simbolizando a superação das dificuldades da vida, se transforma em um dragão, símbolo de força e poder”, completa.
Normalmente o Instituto Nipo-Brasileiro expõe em um altar os símbolos do Dia do Menino, mas, excepcionalmente este ano, o espaço não terá a mostra em decorrência do uso do local para outro evento. No entanto, Cida vai expô-los neste domingo, o dia todo, durante o evento de Dia das Mães no Espaço Cultural e Eventos do Correio Popular.
Instituto Nipo-Brasileiro expõe em um altar os símbolos do Dia do Menino (divulgação)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.