São 54 vagas para instrumentos de sopro e percussão; inscrições podem ser feitas até 31 de julho
Apresentação da antiga Unibanda: projeto será retomado após longo intervalo reforçando a cena musical local (Antoninho Perri/Divulgação)
Após 15 anos, a Unicamp se prepara para formar novamente a sua banda sinfônica. O edital para receber a inscrição de novos músicos fica aberto até dia 31 de julho e prevê 54 vagas, dispostas entre percussão, flauta, clarinete, oboé, fagote, saxofone, trompete, trompa, trombone, eufônio, tuba e contrabaixo acústico. A última vez que a universidade desenvolveu o projeto musical foi em 2008. Também estão abertas inscrições para os cursos de instrumentos, de teoria musical e história da música da Escola Livre de Música da Unicamp. Mais informações e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.ciddic.unicamp.br/ciddic/elm/
"A formação da banda sinfônica explora muito os limites dos instrumentos de sopro e percussão", explica o trombonista e coordenador da Escola Livre de Música, Fernando Hehl, ao falar das vagas abertas. Com exceção do contrabaixo acústico, a banda não tem instrumentos de corda, diferente de uma orquestra sinfônica.
"Em relação ao repertório, muitos compositores americanos e europeus se dedicaram, principalmente no século XX, a escrever para a banda sinfônica. Então, temos um repertório de caráter erudito escrito especificamente para essa formação. Além disso, há repertórios populares, adaptações, muita música brasileira", complementa o músico, destacando a formação versátil da banda, que toca desde erudito até a música popular, jazz, blues, rock e temas de filmes.