Os ritos religiosos estão programados para o período da manhã; à tarde, a música será comandada por DJ e apresentação de banda (Ogan Mario de Airá)
O Grupo de São Jorge realiza nest domingo (24), a partir das 9 horas, a 17ª Festa em Homenagem a São Jorge, contando com uma programação que engloba cultura e religiosidade. Será a primeira vez em que o já tradicional evento será promovido na Estação Cultura "Prefeito Antonio da Costa Santos". A entrada é franca (porém, pede-se também a doação de 1kg de alimento não perecível) e é obrigatório o traje branco.
A festa, que integra o calendário oficial do município, foi realizada por 14 anos consecutivos no Ginásio de Esportes Rogê Ferreira. Em 2020 e 2021, por conta da pandemia de covid-19, a comemoração foi virtual. Agora, com a possibilidade de voltar ao presencial, ela chega com novidades, mostrando a transversalidade da religiosidade e da cultura. "Além da grande comemoração ao santo guerreiro, patrono da tecnologia, neste ano, prestaremos homenagem à mãe Iberecy, compositora das cantigas para São Jorge e grande intérprete que abrilhantou a festa com sua voz ao longo de 14 anos, mas, infelizmente, faleceu no início de 2022", afirma Edna Lourenço, coordenadora da festa. "Entre as comunidades religiosas de Campinas e Região, estará a comunidade dela, localizada na Rua Canário, na Vila Padre Manoel de Nóbrega", completa.
Ela explica que tudo começa às 8 horas com a imagem de São Jorge saindo em carro aberto do Corpo de Bombeiros da Rua João Chatti, 560, no Alto do Taquaral, em direção à Estação Cultura. Ali terá início a festa, seguido o mesmo rito de todos os anos. "Haverá atendimento religioso e às 11h30 faremos uma oração, já nos preparando para a saída, com a cantiga de despedida", diz. O evento terá a presença de Pai Élcio de Oxalá, personalidade da umbanda e considerado a voz do samba de terreiro paulista, e de membros da Associação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região (ARMAC).
Feira e música no período da tarde
Diferente também dos anos anteriores, a festa contará com uma feira de artesanato, livros e alimentação, incluindo o famoso acarajé da mãe Corajacy. "Por ser na Estação Cultura, teremos essa possibilidade. O encerramento da parte religiosa será às 12h. Sai a imagem de São Jorge e entra em cena o DJ Barata, com boa música para animar o público. Haverá, ainda, um show da banda Saci Crioulo", revela a coordenadora. "Depois da pausa de dois anos, estamos felizes pelo retorno e acreditamos que será um evento fantástico”, finaliza.