Integrantes da companhia Cena 11em Carta de Amor ao Inimigo (Divulgação)
A companhia catarinense de dança contemporânea Cena 11 vai abrir a Virada Cultural Paulista de Campinas com o espetáculo 'Carta de Amor ao Inimigo', sábado, às 18h, no Teatro Municipal José de Castro Mendes. Ao longo dos últimos 20 anos, o grupo, atualmente com 11 integrantes, estuda os movimentos do corpo com a dança.
Em 'Carta', o foco foi trabalhar com a emoção como se ela fosse um músculo. “Um vetor tanto quanto os de movimento, de inércia e de peso. Nos treinamos a identificá-la também como parâmetro corporal”, explica o diretor e coreógrafo Alejandro Ahmed. A peça estreou em Florianópolis em agosto de 2012 e chega pela primeira vez à cidade.
Segundo Ahmed, existe um momento do espetáculo em que as pessoas geralmente comentam que o Cena 11 é uma companhia de dança se aproximando do teatro, o que ele nega. “Tem a ver com a maneira com que a gente trabalha a ação em tempo real e a emoção como gestos das ações no corpo. Porém, nada a ver da maneira com que o teatro trabalha, ou pelo menos como as pessoas estão acostumadas”, diz.
Essa ideia começou a figurar entre os artistas ainda na obra anterior, 'SIM - Ações Integradas de Consentimento para Ocupação e Resistência', de 2008, que contou com a participação do iraniano Hooman Sharifi então em residência pelo Brasil. No 'SIM', a gente tentava conduzir a coreografia de forma com que contemplasse a escolha do público. Foi o start para começarmos o 'Carta'. Neste, a gente faz não faz o embate direto, mas de uma maneira remota, tentando tirar o estado contemplativo, quebrando-o constantemente.” O elenco da companhia é formado por Adilson Machado, Aline Blasius, Anderson do Carmo, Jussara Belchior, Karin Serafin, Marcos Klann e Mariana Romagnani.
SERVIÇO
Carta de Amor ao Inimigo, da companhia Cena 11
Quando: Sábado (25), às 18h
Onde: Onde: Teatro Castro Mendes (Praça
Correa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)
Quanto: Entrada franca