Após a ‘Oficina de Produção de Curta-Metragem’, que dará ênfase ao roteiro e à narrativa em filmes de curta duração, haverá a exibição de ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água”, no Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas (Divulgação)
A produção de filmes curta-metragem vem crescendo no Brasil com a popularização, mais facilidades no acesso, além do surgimento de uma geração criativa, que começa a produzir na internet com os meios digitais disponíveis. Para oferecer referências e experiências de produção, dois dos mais premiados cineastas da região – Helen Quintans e Flávio Carnielli – fazem nesta quarta-feira (24), a ‘Oficina de Produção de Curta-Metragem’, aberta e gratuita, na sede do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA), no Centro de Campinas. A oficina começa às 17h e terá duas horas de duração, sendo encerrada com a exibição do mais recente trabalho deles, o curta “A Lenda dos Cavaleiros da Água”.
Helen Quintans, cineasta que atua em várias áreas no audiovisual, explica que a “Oficina de Produção de Curta-Metragem” abordará os elementos básicos da linguagem e todas as fases de produção, dando ênfase ao roteiro e à narrativa para filmes de curta duração. Tanto a oficina como a exibição são gratuitas, com 50 vagas disponíveis. Podem participar jovens e adultos de qualquer idade, sem necessidade de experiência prévia, mas é necessário se inscreverem pelo e-mail ccla@ccla.org.br.
“Todos podem ser preparados para esse tipo de produção, desde que entendam a hierarquia de um set, estudem e se preparem bastante. Artista não precisa de diploma, precisa de trabalho e repetição”, comenta Flávio Carnielli, que é mestre em História pela Unicamp e se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo.
Os cineastas relatam que a primeira dificuldade em produzir um curta é “conseguir contar uma boa história, com uma narrativa concisa, e conciliar recursos limitados, como orçamento e equipamentos, com a visão criativa”. Por isso, durante a oficina, eles contarão sua experiência como cineastas independentes e quais as alternativas que encontraram para conseguir produzir filmes de qualidade, que circulam bastante e ganham prêmios, com baixo orçamento.
A mais recente produção de Helen é “A Lenda dos Cavaleiros da Água”, enquanto Flávio produziu “Guerra Civil”, que foram lançados quase simultaneamente. Eles afirmam que são “diretores com identidade e assinatura reconhecíveis e, por isso, nossos trabalhos despertam tanto interesse”.
A celebração dos 250 anos de Campinas terá uma programação mensal especial de palestras que promoverão vários aspectos da história da cidade. Os eventos, abertos e gratuitos, serão realizados por meio de parceria entre o Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA) e o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGGC). A primeira palestra será na quinta-feira (25), quando a antropóloga Regina Márcia Moura Tavares abordará a “Ação preservacionista do patrimônio histórico e cultural de Campinas”, às 15h, na sede do CCLA.
“Procuramos incorporar à programação vários aspectos da história de Campinas para celebrar os 250 anos. São pesquisadores da área, membros de instituições parceiras, e que queremos integrar à programação oficial da cidade neste ano especial”, explica Adilson Gonçalves, presidente do IHGGC. Para o primeiro semestre, além do evento de quinta-feira (25), já estão confirmadas também as palestras de Alcides Acosta sobre "A importante contribuição da Família Bierrenbach à economia e à cultura de Campinas" no dia 23/5; a “História da educação escolar”, com Maria Eugênia Castanho e Sérgio Castanho no dia 26/6; e no dia 24/8, quando Luis Salvucci coordena a “Mostra de cartões postais”.
PROGRAME-SE
Oficina ‘Produção de Curta Metragem’ e exibição do curta ‘A Lenda dos Cavaleiros da Água’
Quando: Quarta-feira, dia 24, das 17 às 19h
Palestra ‘Ação Preservacionista do Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas’
Quando: Quinta-feira, dia 25, às 15h
Onde: Centro de Ciências, Letras e Artes – Rua Bernardino de Campos, nº 989, Centro
Entrada gratuita – Inscrições pelo e-mail ccla@ccla.org.br
Informações: Tel.: (19) 3231 2567 – https://ccla.org.br
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.