Campinas recebe espetáculos de grupos de teatro, dança e circo no próximo fim de semana
A Cia. Delas de Teatro, de São Paulo, se apresenta domingo na Virada Cultural (Divulgação)
A Cia. Delas de Teatro sai de São Paulo com a peça Rabbit para apresentá-la no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, domingo (26), durante a Virada Cultural Paulista. Indicado ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção para Eric Lenate e Melhor Figurino para Mira Haar, o espetáculo estreou na Capital em agosto de 2012, onde fez temporada, e agora pega a estrada.
Toda a história se passa em uma única noite, na festa de aniversário de 19 anos de Bella. Enquanto amigos e ex-namorados debatem os dilemas da juventude, o pai da protagonista está morrendo no hospital em decorrência de um câncer cerebral. Colocam-se em cena disputas e ressentimentos, e, à medida que a noite avança, a ideia de liberdade daquela geração é posta em debate quanto aos valores intrínsecos a ela. “Os diálogos refletem a geração dos 30 anos. Adolescentes adultos, bem-sucedidos profissionalmente, porém com muitos conflitos. Até mesmo o de ir morar sozinhos ou continuar na casa dos pais”, conta a produtora da peça, Cecília Magalhães.
Além de Cecília, o grupo é formado por mais cinco atrizes — Paula Weinfeld, a Júlia Ianina, Lilian Damasceno, Thais Medeiros e Fernanda Castello Branco — , mas participam do espetáculo apenas quatro, sendo que duas se revezam no papel de Bella (Júlia e Paula) e Thais está fora do elenco. Para compor o roteiro, têm outros três atores convidados: Jorge Emil, Jeronimo Martins e Ricardo Estevam.
Assim que leram o texto, as atrizes perceberam que a peça falava de situações e personagens próximos a elas. “Dá para dizer que é uma peça de geração, que trata de um momento de crise. Tem a ver com esses jovens adultos, com dificuldades de crescer e amadurecer”, afirma Júlia, dona da ideia. “Ela (Júlia) estava morando na Inglaterra quando leu o texto da dramaturga britânica Nina Raine e se apaixonou. Trouxe para cá, mostrou para Ricardo (Estevam, responsável pela tradução) e montou o espetáculo. Em 2011 conseguimos o apoio do Pro Cultura para a montagem e convidamos Eric (Lenate) para dirigir”, conta Cecília.
A jovem e promissora Nina Raine vem se destacando na cena teatral londrina desde que se consagrou com os prêmios Charles Wintour Evening Standard e Critics Circle Award. A autora esteve recentemente no Brasil, a convite da Companhia Delas e da Cultura Inglesa, e participou de leituras, ensaios abertos e workshops. “Nina ficou bastante impressionada com a leitura que fizemos da peça e a maneira como abordamos a encenação. Também gostou da profusão de significados metafóricos que conseguimos extrair do texto e com a cenografia que contribui para expandir o olhar do espectador sobre a montagem”, diz o diretor.
Rabbit é o oitavo espetáculo do repertório do grupo, fundado em 2001. As seis atrizes se conheceram no Teatro Escola Célia Helena e, quando se formaram, decidiram criar uma companhia para fazer teatro do jeito delas. Nasceu a Cia. Delas de Teatro. Para cada nova peça, convidam um novo diretor. Já adaptaram livros, e encenaram comédias e dramas.
AGENDE-SE
Espetáculo: Rabbit, da Cia. Delas de Teatro
Quando: Domingo (26), às 16h
Onde: Teatro Castro Mendes, Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, fone: 3272-9359)
Quanto: Entrada franca