Espetáculos para divertir as famílias abrem a programação da retomada: procura intensa e expectativa para as novas atividades ao longo do ano (Divulgação)
Os 20 anos de fundação do Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp, são comemorados com a retomada da programação presencial que envolve atividades infantis, de cinema, literatura e corporais. Tudo gratuito, como sempre são as ações desenvolvidas no local. Inaugurada como espaço cultural em 18 de abril de 2002, a Casa do Lago extrapolou seu objetivo inicial de atender a comunidade acadêmica e se tornou um polo de atração para a comunidade externa, com uma programação variada de qualidade e focada em artes diversas.
Um pássaro pousando no lago é a ideia do projeto arquitetônico original das instalações que ficam em área de 900 m² de construção. "A imagem aérea do local dá essa impressão, ao observar o prédio comprido cortado por abas laterais que lembram asas, bem ao lado do Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, onde há um grande lago cercado pelo bosque", conta Silvana di Blasio, que assumiu a coordenação do local em maio do ano passado. Essas instalações foram projetadas pelo arquiteto Joán Villà - autor também do projeto da moradia estudantil da Unicamp - para receber o Restaurante do Lago em 1994.
O desenho arquitetônico diferenciado tem três abóbadas gigantes, feitas somente de painéis de tijolo cerâmico, com 18 e 22 metros de vão. Em 2022, com a adequação para espaço cultural, a área foi dividida em três instalações principais: Salão Multiuso, Sala de Cinema e Galeria de Exposições. O entorno, todo gramado e delimitado pelo bosque, funciona como área de convívio e extensão das apresentações. Música, cinema, teatro, dança, artes visuais, literatura, expressões corporais e minicursos são algumas das ações que transformam o local em uma constante efervescência cultural.
Para documentar a história da Casa do Lago, são realizadas gravações com os ex-coordenadores para resgatar detalhes históricos que depois serão inseridos na montagem de um vídeo, ainda sem data de lançamento. "É um local de grande importância, pois funciona como espaço de acolhimento das atividades culturais da comunidade universitária e responsável por estabelecer uma relação efetiva com a sociedade externa, além de estimular produções artístico-culturais e projetos de extensão nas diversas vertentes das artes, democratizando e ampliando o acesso à cultura", comenta Silvana. Ela acrescenta que este ano não serão feitas exposições na galeria interna, pois o mezanino está em obras.
Domingos animados
Depois de dois anos suspenso, o Domingo no Lago marca a retomada da recreação cultural para as famílias, que acompanham os filhos nas atividades que acontecem aos primeiros domingos de cada mês, no período da manhã. Esses eventos tradicionais já receberam cerca de 300 pessoas por dia. Em abril, para comemorar a volta da programação, serão dois domingos de atividades (10 e 24). Para hoje estão agendados o espetáculo "Esquisito Jardim do Sr. Estranho", da Cia Sabre de Luz, com início às 10h30, e a peça "Caravana Roliday", da Cia Tomara Que Não Chova, às 11h30, mas os ingressos já estão esgotados. A partir do dia 24, não haverá mais exigência de retirada de ingressos antecipados e nem limite de acesso.
O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Av. Érico Veríssimo, 1011, no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, e tem acesso livre e gratuito. Mais informações pelo telefone: (19) 3521 1708 ou pelo site: www.casadolago.proec.unicamp.br/.
PROGRAMAÇÃO
Domingo no Lago
Nos dias 10 e 24 de abril, atividades culturais e recreativas para as famílias (música, teatro e circo). Gratuito, na sala Multiuso, das 10 às 12h. A partir de maio, a atividade retorna no primeiro domingo de cada mês, sempre com uma programação diferente.
Incubadora Literária
Terça-feira, 12, das 19 às 21h, lançamento do projeto cultural Incubadora Literária (primeiro clube de assinatura de livros do Brasil dedicado à arte e à literatura nacionais), com exposição de 20 obras de arte relacionadas às publicações. No espaço externo, gratuito.
Cine Abril Indígena
Nos dias 13, 20 e 27 de abril, acontece a "Mostra Ãga Muturywara", com a exibição gratuita de três filmes feitos por artistas indígenas, seguidos de rodas de conversa sobre os desdobramentos que a presença indígena evoca, como as questões culturais, éticas, políticas, espirituais e existenciais. Na Sala de Cinema, às quartas-feiras, 19h.
Oficinas
Periodicamente são abertas turmas para diferentes oficinas. Em maio, começa a de Chi Kung Taoísta, uma prática milenar chinesa (ginástica de baixa intensidade para desbloquear as energias). As inscrições são gratuitas e abrirão em breve. Já estão em andamento as oficinas de Biodanza, Jardim Sensorial, Forró e Canto Coral.
A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais como Facebook @ecultcasadolago ou Instagram
@ casadolago.unicamp