Publicada na edição de 4 de novembro de 2021, a capa sobre a estreia do filme Marighella, conquistou o prêmio no exterior
A autoria do trabalho foi do designer Delfin (Divulgação)
A capa do Caderno C, do Correio Popular, publicada na edição de 4 de novembro de 2021, sobre a estreia do filme “Marighella”, acaba de conquistar um reconhecimento internacional: o Prêmio de Excelência Gráfica da Society for News Design (SND), uma organização internacional de design gráfico de jornal. Com fundo preto e texto na cor branca, a capa traz estampada uma parte do rosto do ator e cantor Seu Jorge, que é quem protagoniza o longa-metragem dirigido por Wagner Moura e que conta a história de Carlos Marighella, o ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro brutalmente assassinado em uma emboscada da ditadura militar em 1969.
O resultado da premiação foi publicado no site da SND no último sábado, 19. É o primeiro prêmio internacional do designer Delfin, que atuou como diretor de arte do Correio Popular em 2021, e também do veículo, que está comemorando 95 anos de atuação.
A página foi submetida à avaliação no início deste ano, quando a SND abriu inscrições para que os veículos de imprensa de todas as partes do mundo mandassem suas produções gráficas de destaque do ano passado. O designer Delfin inscreveu 15 capas do Caderno C e quatro páginas da coluna social de Huguette Gallo. Foi justamente a página sobre o filme “Marighella” escolhida entre as melhores do ano e, assim, integrará a 43ª edição do livro The Best of Newspaper Designer. "Foi uma das primeiras capas selecionadas nesta edição. Ela traz o texto da Karina Fusco, edição de Suzamara Santos, tratamento de imagem de Laert Silva e direção de arte minha", revela Delfin.
Todas as capas inscritas são avaliadas por um júri internacional composto por 21 designers associados, que são profissionais que já atuaram em grandes publicações, como o The New York Times. Eles se reuniram virtualmente ao longo de sete dias para eleger as melhores.
"É uma sensação de reconhecimento, que me dá muito orgulho. O que eu quis fazer foi blindar os leitores com o que poderia ter de melhor graficamente em uma página, dando o maior prazer possível na leitura de um jornal", diz o designer.
Ele ressalta que "apenas esta página do Caderno C e uma seleção de páginas olímpicas de O Globo, do Rio de Janeiro, desenhadas por Telio Navega, foram premiadas no jornalismo brasileiro este ano, o que é algo gigantesco".
Um orgulho para o Correio
O Prêmio de Excelência Gráfica da Society for New Design, atribuído à capa do Caderno C do Correio Popular, de autoria do designer Delfin, constitui uma vitória pessoal sua e o reconhecimento de seu talento. Representa, também, uma conquista do jornal, o novo jornal, o Correio que, desde 18 de janeiro de 2021, conta com nova gestão, tendo o empresário Ítalo Hamilton Barioni como seu Presidente-Executivo, e uma redação dedicada ao mais elevado jornalismo, um jornalismo de responsabilidade, ético e plural.
Com uma proposta inovadora, de produzir e fazer circular edições voltadas a tratar em maior dimensão temas relacionados a Campinas e de interesse de sua comunidade, o Correio Popular se destaca por abrigar em sua redação profissionais de reconhecida competência e com conhecimentos culturais capazes de gerar o reconhecimento internacional, do qual muito nos orgulhamos.